x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 192

BALANÇO DE ABERTURA

Jennifer Guimaraes da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 semanas Terça-Feira | 13 julho 2021 | 11:02

Bom dia colegas,
estou perdida em uma situação:
Uma empresa era MEI até 31/12/2020. Teve um balanço sem registro. 
No início de 2021 ela mudou para ME, e em 09/07/2021 teve um aumento de capital social.
Agora ela vai participar de uma licitação, e precisa de um balanço. Vamos fazer um balanço de abertura. Minha pergunta é se no balanço de abertura posso incluir fornecedores, contas a pagar, receitas do tempo que ela era MEI, 2020...?

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 semanas Terça-Feira | 13 julho 2021 | 12:35

Bom dia colega, bem sim pode incluir no balanço de abertura as contas quando a empresa era MEI, aqui eu utilizo uma técnica bem simples que aprendi em um curso no CRC, chamada técnica de Balanço Perguntada. Bem a uns 2 anos atrás eu me vi com esta situação, uma empresa que tinha cinco anos de atuação como MEI e mudou para ME, e me procurou por que iria entrar em uma licitação, bem o empresário não tinha nenhum registro para me orientar, então utilizei o balanço perguntado, primeiramente começei perguntando quais eram os passivos e ativos da empresa. A partir daí cheguei ao resultado atravez do que tinha no caixa, no banco, no estoque se tinha cliente a receber, através  das notas para receber, todos os imobilizados, funcionários a pagar os tributos e cheguei ao capital social que ele investiu na emopresa e aí calculei um menos ao outro e cheguei a conclusão se tinha lucro ou prejuízo. Basicamente o balanço de abertura é este levantamento. 

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

?>