x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 183

ESTORNO DE AJUSTE

Queren Hapuque

Queren Hapuque

Bronze DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 13 julho 2021 | 15:35

Boa tarde!

Verifiquei que um colega de trabalho fez o seguinte lançamento de ajuste (D - Ajuste devedores exercícios anteriores  C - Parcelamento Simples Nacional), porém entendo que ele deveria fazer mais um lançamento que seria (D- Lucro Acumulado C- Ajuste devedores) assim a conta de ajuste seria zerada, tendo em vista que ele não fez e os livros já estão devidamente autenticados eu poderia fazer um lançamento de estorno de ajuste? exemplo: D - Parcelamento Simples Nacional  C - Ajuste devedores, depois eu iria refazer normalmente os lançamentos, eu poderia fazer isso para consertar?

Visitante não registrado

há 3 anos Terça-Feira | 13 julho 2021 | 17:31

Fica-se com a impressão que o parcelamento simplesmente sumiu? Não será mais pago o simples devido?

Queren Hapuque

Queren Hapuque

Bronze DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 13 julho 2021 | 17:53

Mario, peço desculpas se não consegui explicar direito, é que meu colega de trabalho fez o ajuste mas não fez o débito na conta de Lucros Acumulados, ele ajustou uma conta de parcelamento que estava virada mas deveria fazer um lançamento na conta de Lucros (diminuindo esse ajuste dos lucros) como isso ocorreu em 2019 e os Livros já estão encerrados, pensei em desfazer o lançamento do meu colega criando um crédito e depois fazer novamente os lançamentos (o lançamento de ajuste na conta do Parcelamento e o lançamento do débito na conta Lucros, pensei em fazer assim pois para o exercício de 2020 ele está obrigado a ECD e a falta desse lançamento está ocasionando erro no J210  (DLPA) pois meu sistema contábil está trazendo o saldo anterior sem o débito desse ajuste na conta Lucros. 

Visitante não registrado

há 3 anos Terça-Feira | 13 julho 2021 | 18:13

Veja as vezes o que no mundo informático conseguimos fazer não significa que está legalmente amparado. Você quer modificar o saldo inicial de 2019, e como não foi enviada a ECD em 2019 (vc disse que não era obrigada) o sistema da SRF vai deixar passar, caso contrário isso não será possível.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade