Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 94

Despesas de PJ's na Conta Caixa

Yuri Sousa Leite

Yuri Sousa Leite

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 15 julho 2021 | 16:27

Prezados, boa tarde, sou estudante de Ciências Contábeis 6 semestre, e estagiando em 2 escritórios, e um fato bastante peculiar, me chamou á atenção. Ambos escritórios, possuem em sua carteira, PJ's, e em todos os lançamentos contábeis que faço, sou orientado a lançar despesas na conta caixa. Queria saber, há alguma base legal para isso ?O que explica esse tipo de procedimento ? Até por que em sua maioria, mesmo havendo pagamentos pelo banco, sou orientado a pagar despesas via caixa 

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Sábado | 17 julho 2021 | 11:12

Yuri,

Para você que está adentrando no ramo, essa leitura incorre à concorrência desleal. ou seja, enquanto profissionais sérios executam seu labor de acordo com as Normas Técnicas de Contabilidade (tendo mais custos com tecnologia, mão de obra, horas a mais trabalhadas), alguns profissionais trabalham apenas com a conta caixa, ignorando bancos, trazendo é verdade, celeridade para aprontar os trabalhos, mas com a escrituração viciada e sujeita à desclassificação, especialmente se algum dia tiver alguma demanda judicial ou apuração de haveres.

A conciliação e escrituração das contas bancárias são obrigatórias para todos os contribuintes, à exceção do MEI.

Infelizmente esse estágio que faz nesse escritório a que se refere não lhe agregará fundamentos necessários e verdadeiros para  seus conhecimentos técnicos. 

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Sábado | 17 julho 2021 | 11:25

A resposta do HUGO foi realmente bem colocada, didática mesmo, mas me ficou a dúvida Yuri: você está falando que está escriturando CONTABILIDADE ou LIVRO CAIXA? Se contabilidade é como o HUGO comentou, imprestável, caso seja Livro Caixa há controvérsias, pois em teoria so MEI se utilizaria de livro caixa, não entendo porque uma PJ contrataria serviços só pra fazer Livro Caixa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.