x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.175

luiz guilherme santos

Luiz Guilherme Santos

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 18 anos Segunda-Feira | 26 fevereiro 2007 | 17:34

tenho uma empresa que presta serviço de comissão sobre vendas direta, e a empresa que estou prestando serviço só recolhe o irrf por já está discriminado na minha nota fiscal... Só que agora ocorreu um fato surpreendente, fui na prefeitura negociar meu iss,e no sistema da prefeitura já tinha dado baixa no valor do iss devido , motivo que a empresa além de recolher o ir na fonte também recolhia o iss na fonte.. Mas na minha nota fiscal não tinha discriminando o valor do iss e o recebimento pelo serviço prestado se dava diminuindo o valor bruto com o ir e nnão com o iss.. Pergunto... Como faço para dá baixa nesse iss,visto que, esse imposto já foi pago e na minha contabilização não tem esse iss retido?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Segunda-Feira | 26 fevereiro 2007 | 20:57

Boa noite Luiz,

Se na sua contabilidade o ISS a recolher já foi provisionado, será bastante efetuar a correção dos lançamentos mudando o credor dos valores, que ao invés de ser a Prefeitura Municipal, será o tomador do serviço.

Como na realidade o tomador dos serviços é também o retentor do ISS e responsável pelo recolhimento, ele deveria ter descontado da sua Nota Fiscal de Serviços o referido valor.

Como não o fez, tornou-se dele credor e de certa forma, lhe adiantou numerário que deverá ser devolvido em espécie ou descontado nas próximas operações.

A regularização contábil se dará com o lançamento abaixo.

pela transferência do crédito
D - ISS a Recolher (PC)
C - Adiantamento de Clientes (PC)

Cuide para detalhar no histórico o motivo da reversão do lançamento mencionando a fonte tomadora do serviço e retentora do Imposto além dos Números e datas das Notas Fiscais de Serviços, estará assim evitando eventuais problemas com o Fisco Municipal.

Agindo desta forma você estará validando na sua Demonstração de Resultados a dedução do ISS da Receita Bruta dos Serviços prestados, haja vista que devolverá o numerário ao tomador e, ao mesmo tempo, reconhecendo o crédito deste último que lhe pagou a mais.

Não estará exagerando se anexar a seus documentos uma Certidão Negativa de Débito com a Prefeitura local, que fará prova da necessidade dos lançamentos de estorno.

Entre em contato com o tomador do serviço dando-lhe conhecimento do crédito e por oportuno, solicite uma cópia Xerox dos impostos recolhidos por sua conta.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade