x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 370

Saida de valores da Holding para Controlada

Yuri Sousa Leite

Yuri Sousa Leite

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 20 julho 2021 | 11:13

Bom dia prezados (as),

Estou com um dilema enorme. Estamos fechando o exercício de 2020, com a contabilidade de uma Holding em atraso.

E estou com duvida referente a como contabilizar os valores que saem da Holding para a Controlada, de uma forma que não incida alguma onerosidade.
Pensei no fato de usar um contrato de empréstimo, mas a ideia não foi aprovada pelos superiores.

Qual outra alternativa posso fazer ? E qual base legal ?

Procurei nos fóruns, uma solução. E encontrei o de "" empréstimo, mutuo''. Caso seja essa a única forma, posso colocar o valor que se encontrar no extrato bancário, como se fosse a soma do valor, mais IOF ? Confeccionando um contrato

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 20 julho 2021 | 16:29

Yuri,

A contabilidade não inventa operações.  Logo, os registros contábeis devem refletir aquilo que foi feito.
Uma sociedade que envia recursos a outra o faz para: 
(a) empréstimo (mútuo é modalidade de empréstimo e contrato de conta corrente também é). 
(b) adiantamento para futuro aumento de capital;
(c) pagamento de dívida anteriormente contraída.

Portanto, os sócios é quem devem te dar subsídios para a contabilizado dizendo a razão da remessa. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.