x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.089

Contabilização de créditos referentes a exclusão do Icms da base de cálculo do Pis e Cofins

Aline Cris Veiga Alves

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 semanas Quarta-Feira | 21 julho 2021 | 22:05

Boa noite caros colegas. Tenho a seguinte situação:  como contabilizar os créditos vindos dessa exclusão visto que já houve trânsito em julgado e a Receita já liberou o crédito. O escritório que fez todo o cálculo e o pedido do reconhecimento de credito me passou os seguintes lançamentos:

Reconhecimento Valor do creditoD – Ação Judicial "X" (AC) C – Créditos Tributários a serem compensados processo ‘’X’’ (PNC) CompensaçãoD – IRPJ (P C) D – CSLL (P C) D – Multa (Res) D – Juros (Res)C - Ação Judicial "X" (A C) D - Créditos Tributários a serem compensados processo ‘’X’’ (P n C)C – Outras receitas Credito de imposto compensado oriundo de ação judicial ‘’X’’

Ja a minha consultoria me informou que eu deveria lançar o total de créditos no Ativo Circulante, creditando outras receitas mas no valor total do credito. E depois so ir compensando conforme são feitas as PerDcomp.  

O que vocês acham? Fariam pelo valor total e lancariam direto no resultado? Pergunto isso porque esses créditos integrarão a base de cálculo do IR e CS e da uma grande diferença no imposto apurado. 

Savtg

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 semanas Sexta-Feira | 20 agosto 2021 | 16:35

Estou com a mesma situação..
Conseguiu chegar a uma conclusão?
Entendo que os créditos devem sim passar pelo resultado (ativo contra outras receitas operacionais).

Allan

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 semanas Sexta-Feira | 20 agosto 2021 | 17:27

Aline,
O correto seria você transitar o total do crédito no resultado e integrar o valor no calculo de IRPJ e CSLL. Outro detalhe importante, os valores corrigidos pela selic do crédito, tem que ser tributados pelo PIS e COFINS e recolhidos.

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

?>