x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 173

Ana Maria

Ana Maria

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 26 julho 2021 | 09:32

Bom dia!

Estou com uma dúvida referente apuração de IRPJ e CSLL. É possível que dê valor a pagar somente de um imposto?
Por exemplo: na apuração do mês X não deu IRPJ a pagar mas deu CSLL a pagar.

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 26 julho 2021 | 14:41

Ana Maria, boa tarde.

Colega, de um modo geral, isso é muito improvável, uma vez que ambos os impostos levam QUASE SEMPRE a mesma base de cálculo. Mas isso não seria uma situação impossível de acontecer.

Não gostaria de demonstrar com números a sua situação? Para entendermos melhor.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Ana Maria

Ana Maria

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 26 julho 2021 | 16:02

Boa tarde!
Elisangela obrigada por compartilhar sua experiência nessa mesma situação. 
Yuri obrigada pelo retorno, vou demonstrar em números como você sugeriu, até mesmo para que possa ajudar, caso outras pessoas passem por esta mesma situação.

Base cálculo - 295.977,76
IRPJ 15% -        44.396,66
Adicional IR -  17.977,78
CSLL 9% -        26.638,00

Temos então:
IRPJ - 62.374,44  (desse valor já foram pagos em períodos anteriores 62.651,39)
CSLL - 26,638,00  (desse valor já foram pagos em períodos anteriores 26.154,50)  = 483,50
Nesse caso eu tenho apenas CSLL para pagar.


Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 26 julho 2021 | 16:20

Ana Maria, perfeito, vamos lá.

Primeira, qual sua forma de tributação? Por estimativa?

Por que como você apontou que "já foram pagos", isso quer dizer que você apurou anteriormente um valor estimado e realizou o pagamento, e aparentemente agora, com o fechamento do período de apuração, é que está fazendo a apuração definitiva.

Pois bem, nesse caso, não é que deu "somente um valor de imposto a pagar", como você postou no início do tópico. Ocorre que a estimativa (o que presumo muito que seja essa sua forma de apuração, porque se for outra, não justifica você 'já ter pago' algo que está apurando agora), apontou um valor maior, e a apuração final resultou num sado menor.

Há várias legislações que tratam do assunto, não sou muito experiente nisso, mas se eu não estiver enganado esse saldo de IRPJ 'pago a maior' poderá ser compensado em períodos seguintes e sim, agora você somente irá recolher o valor a título de CSLL.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Ana Maria

Ana Maria

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 26 julho 2021 | 16:47

Você está correto Yuri, minha forma de tributação é por estimativa mensal, eu faço apuração mensalmente e desconsidero os valores já pagos anteriormente, como foi a primeira vez que tive essa situação de ter que pagar apenas um imposto, fiquei com dúvidas se estaria correto.
Agradeço muito pela atenção e esclarecimento quanto ao assunto.

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 26 julho 2021 | 17:01

Ana Maria,

Fico feliz por poder ajudar.

Sobre a questão da compensação do IRPJ que te disse, é só dar uma pesquisada na internet de um modo geral ou aqui mesmo no fórum, que vai encontrar artigos sobre o tema.

É bem tranquilo. Dei uma pesquisada rápida aqui agora, não tem muito segredo não.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.