x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 724

Nota fiscal - Dúvida de iniciante

Stephanie

Stephanie

Iniciante DIVISÃO 2, Designer Gráfico
há 2 anos Segunda-Feira | 26 julho 2021 | 12:31

Prezados, boa tarde! Alguém pode, por gentileza, me esclarecer uma dúvida quanto a emissão da nota fiscal?

Prestei serviço para uma moça que também é MEI, mas o pagamento na minha conta PJ veio por pix da conta PF do pai dela e não da empresa dela. Nesse caso eu devo emitir a nota para a empresa ou para quem me pagou? A origem do dinheiro do pagamento influencia alguma coisa na nota fiscal? A dúvida pode parecer boba, mas é real!

Obrigada pela atenção

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 26 julho 2021 | 16:09

Stephanie, boa tarde.

Colega, a dúvida não é boba, fique tranquila.

Bom, sobre isso a legislação é expressa em "casar" a parte financeira com a parte fiscal. O que quero dizer com isso: se a nota é no nome de X, o pagamento tem que ser feito por X. Se for por Y, tem que tudo ser por Y. Não pode ter nota para X e pagamento feito por Y ou vice e versa.

Mas nós sabemos que numa empresa pequena e familiar, as coisas não acontecem bem assim. Então, se não for problema para ela e para você, faça o certo, emita a nota para quem lhe pagou. Agora, se for causar um transtorno, emita a nota para o cadastro que a moça indicar, que não vai ser isso que vai te gerar um grande problema por agora.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 4 agosto 2021 | 09:47

Stephanie, bom dia.

Disponha colega. Fico feliz que tenho ajudado.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.