Prezado Caio, bom dia!
Tomarei como exemplo uma situação ocorrida aqui na empresa, e você verifica se é aplicável ao seu caso.
Foram concedidos cartões pré-pagos (nomenclatura utilizada pelo B.B.) aos Diretores, em que você disponibilizava um crédito de R$ 5.000,00 e eles poderiam ir gastando conforme necessidade. Utilizávamos o B.B. como "Fornecedor" nesta operação.
Contabilização:
D - ADIANTAMENTO PARA DESPESAS (ATIVO).....................5.000,00
C - BANCOS (ATIVO)...............................................................................5.000,00
Histórico: Pagamento de Adiantamento para Despesas, referente a recarga de crédito no Cartão Corporativo
Durante a utilização, eram realizados diversos tipos de gastos: Restaurantes, Materiais de Escritório, Combustíveis, etc.
Os comprovantes eram lançados nas respectivas datas dos documentos fiscais, contra CONTAS À PAGAR.
D - LANCHES, REFEIÇÕES E ALIMENTAÇÃO (DESPESA).......1.000,00
D - MATERIAL DE ESCRITÓRIO (DESPESAS)...........................1.000,00
D - COMBUSTÍVEIS E LUBRIFICANTES (DESPESAS)...............1.000,00
C - CONTAS A PAGAR (PASSIVO)...........................................................3.000,00
No módulo Financeiro do ERP, os lançamentos eram Faturados (agrupados) como se fosse uma fatura de cartão de crédito convencional. Neste momento o "Fornecedor" passava a ser o B.B., então, ao final do mês, procedíamos a baixa do crédito.
D - CONTAS A PAGAR (PASSIVO)...........................................3.000,00
C - ADIANTAMENTO PARA DESPESAS (ATIVO)...................................3.000,00
Histórico: Baixa de Crédito no Cartão Corporativo, conforme comprovantes
Para facilitar sua Conciliação (considerando o ADIANTAMENTO e a BAIXA) você pode utilizar o mesmo número de documento.
E pode também baixar individualmente, assim, no histórico você discrimina cada comprovante com seu respectivo número, fornecedor, valor, isso ajudará na Conciliação da conta do PASSIVO.
Espero que tenha sido útil...