x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 2.603

SPEED Contabil x Falta Diario anos anteriores

Irany Rasfascki Mazim

Irany Rasfascki Mazim

Bronze DIVISÃO 5 , Consultor(a) Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 5 maio 2010 | 15:03

Carissimos, me deparei com a seguinte situação, empresa tributada pelo Lucro Real, obrigada ao SPEED Contabil a partir de 01/01/2009, tem uma pendencia com o antigo contador que até a presente data não entregou seu livros contabeis ref. ao ano de 2006. Ja foi feita uma denúncia ao CRC/ES, que após frustadas negativas suspendeu a inscrição do mesmo, e já faz 1 ano tem um processo judicial que visa recuperar os livros. A situação hoje é que a Contabilidade esta totalmente digitada, porém sem os saldos de 2006 que possibilitem o encerramento dos anos de 2007, 2008 e 2009. O IR e CSSLL foram recolhidos por estimativas, DIPJ entregue para ser retificada posteriormente e diversos problemas acumulados. Agora pergunto o que fazer neste caso do SPEED que tem que ser apresentado ate o dia 30/06?

Levi Oliveira de Sousa

Levi Oliveira de Sousa

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 8 junho 2010 | 15:51

Prezada Irany, você não tem ao menos a DIRPJ ano calendário 2006 para que seja feito um balanço de abertura em 01/2007? caso não tenha solicite uma cópia junto a RFB e em posse dessa declaração caso tenha sido apresentada com base no(s) balanço(s) de 2006 vc faz um balanço de abertura.

Irany Rasfascki Mazim

Irany Rasfascki Mazim

Bronze DIVISÃO 5 , Consultor(a) Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 16 junho 2010 | 12:36

Boa tarde. Estive na Receita Federal, e o auditor de plantao me orientou a implantar o saldo inicial em 2007 (dai vou seguir o conselho do Colega Levi e usar o saldo de 2006 da DIPJ). No Balanço apresentado na DIPJ nao existe levantamento de Depreciação, entre outras coisas. Pelo tempo que tenho - além de tudo com problemas no Software Contabil - vou fazer os ajustes no Imobilizado e em algumas contas que já detectei deixando o acerto maior para ser feito em 2010, sendo que o maior acerto esta na apuração dos Creditos de Pis e Cofins não Cumulativos. A outra orientação que recebi foi de fazer um comunicado para ser entregue aos orgãos fiscalizadores (Receita Federal, Ministerio do Trabalho, INSS e Receita Estadual e Junta Comercial) comunicando o fato - considerar como extravio, porque o processo esta na Justiça, mas sinceramente duvido muito que o antigo contador ainda tenha os documentos, e mesmo que seja penalizado com multas pecuniarias isto não resolvera o problema fiscal e contabil que foi criado. A minha dúvida agora é como a Junta Comercial vai considerar o fato que eu não terei os livros de 2006 e vou autenticar 2007, 2008 e 2009 (sendo 2009 eletronicos). Agradeço se alguém tiver esta informação.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sábado | 19 junho 2010 | 22:56

Boa noite Irany,

Acerca da autenticação dos livros cabe solicitação de informações diretamente na Junta Comercial de seu estado. Quero crer que as regras sejam as mesmas para todos os estados.

Aqui na Junta Comercial do Estado de Santa Catarina você pode (perfeitamente) registrar os livros a partir do número 6, mas não poderá depois disto, registrar livros referentes a períodos anteriores aos já registrados.

...

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 6 julho 2010 | 09:27

Bom dia, Renata

Tenho uma empresa Lucro Real que esta sem movimento desde 2008.
As declarações estão todas sendo enviadas sem movimento. Preciso entregar o SPED?

Embora tardiamente (pois o prazo de entrega expirou em 30/06 pp), aproveito esta oportuidade para lhe apresentar a resposta que encontrei pesquisando o site da Receita Federal:

"SOCIEDADES EMPRESÁRIAS SEM MOVIMENTO. As regras de obrigatoriedade não levam em consideração tal aspecto. Sem movimento não quer dizer sem fato contábil. Normalmente ocorrem eventos como depreciação, incidência de tributos, custo com o cumprimento de obrigações acessórias (como apresentação de DCTF e DIPJ)."

Frente ao exposto, conclui-se que se sua empresa tiver pelo menos ativo imobilizado, embora tenha entregue declarações de inativo, seria necessária sim a apresentação do SPED.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Renata Neves

Renata Neves

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 7 julho 2010 | 09:26

Bom Dia Ricardo,

Fiz uma consulta sobre o caso e fui orientada a preencher a DIPJ da empresa como Luro Presumido, já que a mesma não pagou nenhum imposto no ano de 2009, o que define a tributação é a DIPJ. Portanto não precisei entregar o SPED.

Obrigado.

Abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade