x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 4.087

Notas de Débito

Jaqueline Condi Breviglieri

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 5 maio 2010 | 16:17

Caros colegas

Faço a contabilidade de um empresa optante pelo Simples Nacional que revende celulares da VIVO. Quando a empresa vende aparelhos por planos, muitas vezes um celular que normalmente é vendido a R$400,00 sai a R$1,00. A VIVO paga essa diferença para a empresa mediante apresentação de Nota de Débito. A minha dúvida é quanto a contabilização, seria uma receita financeira ou uma dedução do custo? ou ainda outra forma de contabilização?
Por favor me ajudem.

Obrigada

"O que não se mede não se adminstra, o que não é mensurável, faça-o mensurável." Galileu Galilei
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 6 maio 2010 | 06:46

Seja bem vinda ao forum.

Detalhe as seguintes informações:

-Valor da Nota Fiscal de compra (entrada) feita por sua empresa;
-Valor da Nota Fiscal de venda ao consumidor;
-Valor da Nota de débito e para quem está faturando.

Convem que voce leia o tópico abaixo.

Nota de Débito

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 6 maio 2010 | 09:36

Olá Messias

Funciona assim, por exemplo:
A empresa comprou 10 celulares a R$200,00, logo a NF será de R$2.000,00. E por uma promoção, ou plano da operadora, esse celular é vendido a R$10,00. Logo a empresa teve uma diferença de R$190,00. Apura-se no mês todas essas diferenças que houve e emite uma nota de débito do valor, nesse caso R$190,00. Lembrando que essa nota de débito não é nota fiscal, apenas um documento com todos os dados de ambas as empresas.
Estou em dúvida de como escriturar na contabilidade essa diferença.

Obrigada

"O que não se mede não se adminstra, o que não é mensurável, faça-o mensurável." Galileu Galilei
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 6 maio 2010 | 10:24

Pelos números acima não consigo vê como a empresa tem lucro. Compra por 200,00 e vende por 200,00(10+190). Não será que está faltando informação.

Voce até pode vender um produto abaixo do preço de compra, mas será necessario destacar corretamente na NF de vendas os tributos. No caso de celulares há substituição tributária, onde significa que voce terá que aplicar o IVA em cima dos 200,00 e calcular o icms a recolher. Portanto, acho que está faltando informações.

Para que possamos te ajudar e inclusive verificar se esta nota de débito não está ferindo as legislações municipal,estadual ou federal, seria interessante voce destacar os dados de um nota fiscal de compra e venda. Por exemplo:

NF de compra
ICMS Normal
ICMS ST
IPI
Preço Unitário

NF de Venda
ICMS Normal
ICMS ST
IPI
Preço Unitário

Voce tambem pode optar por esperar que outro colega de forum, com experiência neste tipo de operação, se manifeste.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: