x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 147

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 29 julho 2021 | 17:11

Maria Cecília da Silva Rossini, boa tarde.

Se você realiza a escrituração de livro caixa, então a entrega da ECD não é obrigatória.

Contudo, quando for enviar a ECF (essa sim é obrigatória), terá que realizar a entrega do Bloco Q100, o qual trata do "Demonstrativo do Livro Caixa".

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 30 julho 2021 | 09:05

Maria Cecília da Silva Rossini, bom dia.

Oh colega, com o perdão da sinceridade, mas não, isso não é escriturar por livro caixa. Isso é uma contabilidade irregular mesmo.

A escrituração por livro caixa exigida na ECF é mais para o lado de Fluxo de Caixa, porque também dever ser registradas as movimentações bancárias, pois, conforme a própria legislação da ECD menciona, em seu Art. 3º, § 1º, Inciso V, somente estão desobrigadas da entrega da ECD:

V - às pessoas jurídicas tributadas com base no lucro presumido que cumprirem o disposto no parágrafo único do art. 45 da Lei nº 8.981, de 20 de janeiro de 1995; 
Se formos até o Parágrafo Único do Art. 45 da Lei nº 8.981, de 20 de janeiro de 1995, temos:
Parágrafo único. O disposto no inciso I deste artigo não se aplica à pessoa jurídica que, no decorrer do ano-calendário, mantiver livro Caixa, no qual deverá estar escriturado toda a movimentação financeira, inclusive bancária.

Assim colega, se eu fosse você, entregava a ECD hoje do jeito que está a sua contabilidade mesmo, porque como você mesma mencionou, você não faz escrituração de Livro Caixa, somente faz uma contabilização lançando sempre contra a Conta Caixa.

Desta forma, eu entregaria a ECD e entregaria a ECF recuperando a ECD, para evitar um problema maior. Eu entendo sua situação, pois já tive situações semelhantes aqui no escritório. Seria a forma mais correta de se fazer? Não, não seria. Mas dentre todos os males, esse seria o menor, no meu humilde ponto de vista.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 30 julho 2021 | 09:38

Maria Cecília da Silva Rossini,

Isso, entregue, vai ser melhor assim.

Disponha colega e um ótimo final de semana.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.