x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.979

Lançamentos Refis

Laura Silva

Laura Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Estagiário(a)
há 18 anos Terça-Feira | 27 fevereiro 2007 | 10:25

Bom Dia!

Uma empresa que está pagando o Paex, como deve fazer seus lançamentos contábeis?
Porque, no caso, ainda não houve a consolidação dos debitos, portanto na contabilidade eu tenho as contas de cada imposto, por exemplo, cofins, irpj, csll, pis ( esses impostos são os q deverão estar no parcelamento). Estamos efetuando o pagamento do Paex desde Agosto, onde criamos uma conta (passivo) na contabilidade somente para o pagamento do Paex. Portanto esta conta (passivo) está com um saldo Devedor, por ainda nao ter sido feita a consolidação dos debitos, nao fizemos a transferencia das contas de cada imposto pra essa conta do parcelamento.
Essa conta podera ficar devedora?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Terça-Feira | 27 fevereiro 2007 | 17:45

Boa tarde Laura,

Você já conhece os débitos para os quais pediu o parcelamento PAEX certo?

Ora, se já os conhece, por que não transferi-los (todos) para uma única conta que eventualmente poderá denominar de "Parcelamento PAEX" e que (por enquanto) poderá fazer parte do Passivo Circulante, ou para aquela que vocês já criaram e estão lançando os pagamentos efetuados?

Futuramente quando receber a consolidação com os juros e a multa inclusos , poderá (após o rateio) elaborar os outros registros que permitirão atualizar sua contabilidade.

Se até a data do fechamento de seu Balanço Patrimonial de 31/12/2006, ainda não tiver conseguido junto a Procuradoria o Extrato da composição da Divida agora parcelada, pelo menos não haverá no balanço a contradição de uma conta de parcelamento com saldo negativo.

Cabe lembrar que os juros e a multa cobrados pela Procuradoria serão em parte atinentes a exercícios anteriores, em curso e posteriores. Não convém (enquanto possível) encerrar o exercício de 2006 uma vez que você tem certeza de que existirão juros e multa a ser rateados referentes a este exercício.

Face ao exposto, é imperativo que você consiga junto a Procuradoria o extrato da composição dos débitos acrescidos dos juros e multas. Ao que se sabe já estão disponibilizando tais extratos aos contribuintes interessados.

Se tiver dificuldades para contabilização de tudo, conte com a gente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: