Prezada Valéria, bom dia!
Por se tratar de uma Entidade Sem Fins Lucrativos (Organização Religiosa), creio não serem estes os melhores lançamentos.
Digamos que fosse uma operação entre duas Empresas convencionais, referente ao "Empréstimo" haveria incidência de juros (no mínimo). No caso, provavelmente não haverá, e, mesmo que ocorra, é uma situação que pode gerar vários questionamentos.
A emissão da Nota Fiscal de Serviços posteriormente, baixada contra a conta de Empréstimos Para Terceiros, evidencia ainda mais que a Entidade está mascarando uma situação questionável.
Se na prática é isso que ocorre, e não há o que possa ser feito e termos de mudanças operacionais, conscientização da gestão, etc., eu faria da seguinte forma:
Não realizaria nenhum pagamento de despesas da Emissora pelas contas da Organização Religiosa (não sei se ocorre dessa forma, mas fiquei com essa impressão). Poderia fazer transferências nos valores exatos das despesas a serem pagas (que poderia ajudar no controle do saldo), ou uma transferência única mensal.
Um adiantamento a Fornecedor ou Prestador de Serviços, é esperado que seja baixado contra Despesa ou Ativo Imobilizado, diferentemente de um Empréstimo, que gera uma expectativa de devolução do recurso.
D - ADIANTAMENTO A FORNECEDORES | PRESTADORES DE SERVIÇO (ATIVO)...100.000,00
C - BANCOS (ATIVO)........................................................................................................................100.000,00
A única diferença, é que eu não esperaria acumular por 2 (dois) anos. Solicitaria a emissão da Nota Fiscal de Serviços ao final do ano, para evitar que o saldo acumulado, que é vultuoso, chame muita atenção.
12/x1
D - SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO|DIVULGAÇÃO|PROPAGANDA (DESPESA).......1.200.000,00
C - PRESTADORES DE SERVIÇOS À PAGAR (PASSIVO)...............................................................1.200.000,00
D - PRESTADORES DE SERVIÇOS À PAGAR (PASSIVO)..............................................1.200.000,00
C - ADIANTAMENTO A FORNECEDORES | PRESTADORES DE SERVIÇO (ATIVO)....................1.200.000,00
E nos lançamentos periódicos da Emissora de TV:
D - BANCOS (ATIVO)....................................................................................................100.000,00
C - ADIANTAMENTO DE CLIENTES (PASSIVO).............................................................................100.000,00
Na emissão da Nota Fiscal de Serviços
D - VALORES A RECEBER | CLIENTES (ATIVO)..........................................................1.200.000,00
C - SERVIÇOS PRESTADOS (RECEITA).............................................................................................1.200.000,00
D - ADIANTAMENTO DE CLIENTES (PASSIVO)..........................................................1.200.000,00
C - VALORES A RECEBER | CLIENTES (ATIVO)................................................................................1.200.000,00