x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 144

Lucros Acumulados

RONALDO SILVA

Ronaldo Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 18 agosto 2021 | 15:52

Boa Tarde!

Estou com duvida em uma empresa tributada pelo lucro presumido que possui lucros acumulados no valor de 1.200.000,00 e Saldo em Caixa e Bancos de 120.000,00, como proceder a distribuição aos sócios desse lucros sendo que não há disponibilidades suficientes para pagamento?

Gustavo Carvalho

Gustavo Carvalho

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 18 agosto 2021 | 16:03

Boa tarde!

Se eles retiraram antecipadamente os Lucros, isso devia ter sido registrado no Ativo como Antecipação de Lucros, ou então, se usaram os lucros para reinvestir na empresa.

De qualquer modo, caso não tenha antecipação de lucro realizada na prática, essa distribuição de lucros será limitada ao que possui em valores reais, e o restante quando tiver mais valores disponíveis, pois os sócios meio que "emprestaram" seus valores de direito para a empresa, e os 'Lucros à Distribuir' expressa uma dívida da empresa para com os sócios.

Claro que existe a forma adequada para o sócio emprestar dinheiro para a empresa, mas esse seu caso aparentemente se aproximou mais desse contexto. Mas caso tenha acontecido sim antecipação de lucros, ai teriam que vir ajustes na contabilização e em notas explicativas explicar que houve antecipação de lucros não registradas anteriormente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.