x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 2.207

VENDA DE AÇÕES PF X CAPITAL FECHADO

LINDOMAR FERNANDO CARNEIRO

Lindomar Fernando Carneiro

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 3 anos Terça-Feira | 24 agosto 2021 | 21:41

Olá Pessoal!
Estou com uma dúvida sobre uma empresa S/A Capital Fechado, vejam por favor se podem me ajudar.

Um sócio possui ações preferencias para vender a investidores, o custo nominal é de R$ 1,00 e será vendido por R$ 2,00 por exemplo.
Como acontece nessa operação: Investidor PF deposita na conta do sócio PF compra de 1 ação no valor de R$ 2,00;

a) O sócio teve aí um ganho de R$ 1,00 e vai recolher 15% de IRRF pela DARF 4600;
b) logo o sócio vai depositar o valor liquido de 0,75 na conta da empresa como venda de ação preferencial do investidor PF.
Lançamentos:
D- banco
C- CS - Investidor PF
V= 0,75

Essa operação é correta? Agradeço a quem poder me ajudar, grato!

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 26 agosto 2021 | 13:48

Lindomar,
Se eu entendi corretamente, uma PF adquirirá ações de S/A capital fechado do acionista PF.
Nesse caso, não haverá qualquer entrada do recurso na S/A e sim para o acionista PF, que receberá os 2 reais por ação, apurará o ganho de capital e recolherá o IR de 15%, dependendo do valor da operação.
Na S/A não haverá qualquer lançamento contábil.

LINDOMAR FERNANDO CARNEIRO

Lindomar Fernando Carneiro

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 3 anos Domingo | 29 agosto 2021 | 19:27

Olá Sr. João, muito obrigado pela resposta.
O objetivo do investidor é entrar na empresa (por aquisição de ações), como faça para registrar na empresa, pelo o que entendi o investidor deve depositar na PF (socio ordinario), o mesmo retem 15% IR se houver ganho de capital e transfere a diferença (venda - retenção) como compra de ações preferencial para PJ. Está certo isso? MAIS UMA VEZ, MUITO OBRIGADO!

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 31 agosto 2021 | 19:17

Lindomar,
A empresa em nada participa dessa operação, nem financeira, nem contabilmente, já que é uma operação entre pessoas físicas. A PF investidora passa a ser acionista da Sociedade Anônima, sendo a transferência registra nos Livros de Transferência e de Registro de ações.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade