x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 3.936

AJUSTE DE EXERCICIOS ANTERIORES

BRUNA

Bruna

Iniciante DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 26 agosto 2021 | 11:15

Boa tarde, Tenho uma empresa do Simples Nacional, onde a mesma foi notificada a retificar o PGDAS referente a dezembro/2020, pois teve operações de venda de cartão de crédito que não foram emitidas notas fiscais.
** A parte contábil de 2020 já esta fechada e já foi autenticado o livro na junta comercial, não podendo ser reaberto e retificado.
***Minha pergunta é, quais os lançamentos contábeis que tenho que fazer na contabilidade do ano de 2021 para ajustar essa receita referente a 2020?

Adelita

Adelita

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 26 agosto 2021 | 16:07

Entendo que deverá debitar o caixa/bancos e creditar a conta de ajuste de exercícios anteriores. 
A conta de ajuste serve para que o resultado de outros períodos não interfiram no resultado atual.

Adelita

Adelita

há 3 anos Quinta-Feira | 26 agosto 2021 | 16:18

Deve sim,
você faz a transferência no final do período para a conta de lucros acumulados.

D- Ajuste Exercícios Anteriores
C -  Lucros/Prejuízos acumulados

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 26 agosto 2021 | 16:42

Amigas, 

Se debitar a conta caixa haverá uma representação distorcida da informação contábil a menos que exista realmente dinheiro em caixa. Como o dinheiro não existe, nada pode ser feito.

Adelita

Adelita

há 3 anos Terça-Feira | 31 agosto 2021 | 17:28

Bruna, 
Essas vendas foram no cartão da empresa mesmo?  
Eu lançaria o extrato bancário, talvez até tenha sido no seu caso só não foi conciliado como receita. Dai debitaria banco e creditaria a conta de ajuste.

Edmar poderia nos explicar seu entendimento?
Agradeço!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade