x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 498

Distribuição de lucro de holding x empréstimo mútuos.

Wagner

Wagner

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar
há 2 anos Terça-Feira | 31 agosto 2021 | 13:48

Olá a todos. 

É a minha primeira vez no Fórum, peço desculpas se estiver postando no lugar errado. Vou colocar a minha dúvida a seguir, quem puder, por favor, me ajude. 

A empresa B tem participação na Holding J5. No ano de 2020 a empresa B tomou empréstimo da Holding J5 no valor fictício de 1.000,00. Esse valor foi utilizado da seguinte forma: 

A) 800,00 para a compra quotas de outro acionista da Holding J5

B) 200,00 para a compra de ações em duas empresas e pagamento de despesas na negociação. Essa compra foi feito  em nome de PF ( um sócio da empresa) 

Como foi registrado na ocasião:

A) D- Investimento J5 Holding (ANC)  - 800,00
     C- Mútuos - J5 Holding (PNC)

B) D- Mútuos a receber   (ANC) - 200,00  *  Esse valor, segundo foi informado, será devolvido em algum momento pelo sócio
     C - Mútuos - J5 Holding (PNC) 


Dúvida: 

Em 2021 a J5 Holding, através da distribuição de lucros, fez um encontro de contas de débito e crédito. 

D-  Mútuos - J5 Holding (PNC)    *  Qual a conta que devo utilizar a credito? Seria em Receita ou na conta de resultado? 
C- ????


Agradeço a todos por ajudar.

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 2 setembro 2021 | 16:30

Wagner,

1) No Balanço de 31.12.2000, vc deveria registrar a equivalência patrimonial, do seguinte modo:
D: Investimento
C: Resultado de Equivalência Patrimonial (DRE) .

2) Quando foi deliberada a distribuição de dividendos, vc deveria registrar o valor a receber, do seguinte modo:
D: Dividendos a receber (AC)
C: Investimento

3) No momento do "encontro de contas", vc faz o seguinte: 
D: Mútuo
C: Dividendos a receber. 

Se o amigo não estiver sujeito ao registro da equivalência patrimonial: (a) esquece o lançamento 1; e, (b) no lançamento 2, faz o seguinte:
D: Dividendos a receber (AC)
C: Receita de Dividendos (DRE). 


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.