x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.563

Depreciação Custo dos Produtos

AlanLP

Alanlp

Bronze DIVISÃO 1, Consultor(a) Tributário
há 2 anos Quarta-Feira | 1 setembro 2021 | 18:44

A depreciação das máquinas produtivas integram no custo dos produtos vendidos com base em métodos de avaliação de estoque?  
Ou seja, são duas dúvidas:
1. É possível contabilizar depreciação no custo?
2. Caso positivo, a depreciação pode ser avaliada com base nas unidades vendidas?

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 2 setembro 2021 | 16:18

Alan,

Sobre o método de depreciação, veja o que diz o item 62 do Pronunciamento Técnico CPC 27: 

62. Vários métodos de depreciação podem ser utilizados para apropriar de forma sistemática o valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil. Tais métodos incluem o método da linha reta, o método dos saldos decrescentes e o método de unidades produzida
s. A depreciação pelo método linear resulta em despesa constante durante a vida útil do ativo, caso o seu valor residual não se altere. O método dos saldos decrescentes resulta em despesa decrescente durante a vida útil. O método de unidades produzidas resulta em despesa baseada no uso ou produção esperados.
A entidade seleciona o método que melhor reflita o padrão do consumo dos benefícios econômicos futuros esperados incorporados no ativo. Esse método é aplicado  consistentemente entre períodos, a não ser que exista alteração nesse padrão.

Acerca do custo dos estoques, veja o que diz o item 12 do Pronunciamento Técnico CPC 16:

12. Os custos de transformação de estoques incluem os custos diretamente relacionados com as unidades produzidas ou com as linhas de produção, como pode ser o caso da mão de obra direta. Também incluem a alocação sistemática de custos indiretos de produção, fixos e variáveis, que sejam incorridos para transformar os materiais em produtos acabados. Os custos indiretos de produção fixos são aqueles que permanecem relativamente constantes independentemente do volume de produção, tais como a depreciação e a manutenção de edifícios e instalações fabris, máquinas, equipamentos e ativos de direito de uso utilizados no processo de produção e o custo de gestão e de administração da fábrica

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.