x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 243

Depreciação de Imobilizado não Reconhecido

Vanessa Fagundes Pinheiro

Vanessa Fagundes Pinheiro

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Fiscal
há 2 anos Domingo | 5 setembro 2021 | 19:45

Boa noite, caros colegas!
Preciso da ajuda de vcs. Estou estagiando em um escritório e fechamos contrato recentemente com uma empresa que iniciou suas atividades no ano passado, porém a antiga contabilidade não fez o reconhecimento dos imobilizados adquiridos pela empresa durante todo o exercício. Agora, preciso realizar esses reconhecimentos e suas devidas depreciações, porém não tenho a mínima ideia de como acertar isso tudo. Se as nfs de entrada desses itens foram contabilizadas como estoque, o correto seria creditar essa conta e debitar no imobilizado?

 

Alex Santos

Alex Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 8 setembro 2021 | 07:11

Bom dia, 

Existem três formas de retificar um lançamento, que podem ser, estorno, complementação e transferência.

No seu caso, o ideal é utilizar a forma de transferência, ou seja, você vai transferir o valor para conta correta.

D - Imobilizado
C - Estoque

Como as demonstrações contábeis do ano em que ocorreu a compra provavelmente estão encerradas, sugiro fazer esse lançamento no primeiro dia útil do ano em que vocês assumiram a contabilidade, e colocar o motivo da transferência em notas explicativas.

Alex Santos
Contador
Salvador/BA
Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 9 setembro 2021 | 13:33

Vanessa,

Atenção: Vc só ajusta a conta de "Estoques" se puder comprovar que os tais ativos imobilizados estão ali contabilizados e isto vc obtém fazendo a análise da composição do saldo na data do ajuste. Se os ativos imobilizados não estiverem compondo o saldo dos estoques é sinal que foram adquiridos com recursos não contabilizados (caixa 2). 
Após isso, contabilize a depreciação. Se parte da depreciação pertence a outro exercício, o ajuste será feito como "erro" na conta de "Ajustes de Exercícios Anteriores", no Patrimônio Líquido. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.