Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.420

Contabilização da participação em empresas controladas em Holdings

Juliana L. B.

Juliana L. B.

Iniciante DIVISÃO 4, Account Manager
há 2 anos Quinta-Feira | 9 setembro 2021 | 15:42

Pessoal, boa tarde!

Gostaria de uma luz! Recentemente comecei a fazer a contabilidade de um grupo que possui uma holding.
No passado, as quotas societárias de uma das empresas do grupo eram detidas pelos sócios pessoas físicas. Porém, com a constituição da Holding, quase a totalidade das quotas (99,9%) foram transferidas para a Holding. Nesse caso, gostaria de saber como devo contabilizar esse investimento na holding.. Entendo que em situações comuns, o lançamento costuma ser:

D - Investimentos
C - Bancos

Mas nesse caso de transferência de quotas, como teoricamente o montante já foi pago pelos sócios pessoa física no passado, não estou muito de como deveria proceder com essa contabilização, e por isso conto com a ajuda de vocês.

Obrigada desde já!

Abraços,

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 10 setembro 2021 | 10:04

Bom dia Juliana,

Precisa analisar no contrato social da empresa como foi feita essa transferência de quotas, normalmente se um sócio sai de uma participação societária, ele recebe pela participação que vendeu.

abs,

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.