x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 52

Dúvida Imposto de renda e

Jéssica Tanara Silva Santos

Jéssica Tanara Silva Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Financeiro
há 2 anos Sábado | 11 setembro 2021 | 09:21

Olá, tenho uma dúvida quanto a imposto de renda e devolução do auxílio emergencial .

Eu ainda não sou dependente do meu namorado. Mas vamos casar ano que vem e ele vai me incluir no imposto de renda dele em 2022 como dependente. 
Esse ano de 2021 tô recebendo auxílio emergencial. Quando ele me incluir como dependente dele em 2022 terei que devolver ? Porque olha o calendário do que entrou em 2021 né. Mas em 2021 ainda não sou dependente dele. Serei a partir de 2022 

E o salário maternidade ?


Obrigada 

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Sábado | 11 setembro 2021 | 09:59

Jéssica,

Se agora em 2021 você cumpre todos os requisitos para o recebimento do Auxílio Emergencial, não há que se falar em devolução do benefício.

Agora, na Declaração de Imposto de Renda de 2022 (referente às movimentações do ano de 2021), caso o seu esposo declare você como dependente, aí sim abre precedente para a devolução do auxílio.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.