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Amarração entre Plano Financeiro e Plano Contábil

CAROLINA DE OLIVEIRA BARROS

Carolina de Oliveira Barros

Bronze DIVISÃO 4, Controller
há 2 anos Segunda-Feira | 13 setembro 2021 | 21:48

Olá, boa noite! 
Estamos implantando ERP Sênior na empresa e durante o treinamento a consultora disse que precisamos realizar amarração entre as contas do nosso plano financeiro com as contas do plano contábil. 
Estou com dúvidas com relação a essa amarração, na verdade um pouco confusa! Alguém que trabalha ou já trabalhou com o sistema Sênior poderia me ajudar?

Ezequiel Martinez dos Santos

Ezequiel Martinez dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 15 setembro 2021 | 11:20

Prezada Carolina, bom dia!

Tomarei como exemplo o processo de implantação do ERP TOTVS que participei aqui na empresa.
O módulo financeiro não possui a mesma divisão que o contábil, ou seja, no módulo financeiro um lançamento será uma Entrada ou uma Saída, sendo que no contábil possuímos Ativo, Passivo, Receita ou Despesa
Entendido isso, a parametrização do lançamento que será feita para os processos de baixa dos lançamentos do financeiro buscará as contas contábeis que estiverem cadastradas "dentro" da conta utilizada pelo financeiro (Natureza Orçamentária/Financeira).
Essa definição de contas, você poderá realizar através de um espelhamento das próprias contas contábeis.

Aqui, após alguns ajustes, identificamos a necessidade de 5 grupos de Natureza Orçamentária/Financeira:

1 - RECEITAS
1.1 - RECEITAS OPERACIONAIS
1.1.1............................................
1.2 - RECEITAS FINANCEIRAS
1.2.1...........................................
1.3 - OUTRAS RECEITAS
1.3.1...........................................
2 - INVESTIMENTO/IMOBILIZADO
2.1 - NÃO CIRCULANTE - TANGÍVEL
2.1.1..........................................
2.2 - NÃO CIRCULANTE - INTANGÍVEL
2.2.1..........................................
3 - DESPESAS GERAIS
3.1 - DESPESAS COM PESSOAL
3.1.1..........................................
3.2 - DESPESAS ADMINISTRATIVAS
3.2.1 - MATERIAL DE ESCRITÓRIO
3.3 - DESPESAS TRIBUTÁRIAS
3.3.1........................................
3.4 - DESPESAS FINANCEIRAS
3.4.1........................................
4 - TRANSFERÊNCIAS
4.1 - TRANSFERÊNCIAS
4.1.1.......................................
5 - ADIANTAMENTOS
5.1 - ADIANTAMENTOS
5.1.1........................................

Note que a estrutura é bem semelhante a um plano de contas, com diferentes níveis, contas sintéticas e analíticas.
Destaquei a conta analítica de Materiais de Escritório para exemplificar a questão.

Quando um lançamento de compra de material de escritório aparecer no módulo financeiro, ele virá identificado pela Natureza Orçamentária/Financeira: "3.2.1 - MATERIAL DE ESCRITÓRIO", dentro dessa conta existe a possibilidade de você vincular as contas contábeis, ou seja, você irá informar em um campo a conta da Despesa e em outra a conta do Passivo:

D - Despesa com Material de Escritório
C - Fornecedores à Pagar

Quando o usuário do módulo financeiro efetuar a baixa do lançamento, o sistema irá buscar as contas contábeis nessa parametrização e irá gerar o lançamento contábil de baixa, podendo ser uma baixa de passivo (se você utilizar algum outro módulo integrado do sistema, como compras) ou despesa direta, ambos contra a conta do disponível:

D - Fornecedores à Pagar | Despesa com Material de Escritório
C - Caixa | Bancos

Atenciosamente,


EZEQUIEL MARTINEZ DOS SANTOS


https://www.linkedin.com/in/ezequielmartinezsantos/

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