x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 158

Distribuição de lucros desproporcional

Douglas

Douglas

Iniciante DIVISÃO 1, Autônomo(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 24 setembro 2021 | 11:33

Possuo uma situação bastante peculiar: um cliente possui uma empresa de sociedade limitada, na qual é sócio junto de sua cônjuge (cada um possui 50% das cotas sociais da empresa).

Ele presta serviços para seus clientes e recebe através desta empresa, porém está inseguro sobre como realizar a distribuição dos lucros. Ele só poderia retirar 50% dos lucros, e o restante deveria ser encaminhado para a conta de sua esposa.

Como proceder para que ele receba 100% dos lucros nesse caso? Seria melhor fazer o ajuste no contrato social definindo essa distribuição desproporcional? Seria possível a esposa receber através da conta física dela e realizar doações para ele todo mês? Ou ainda teria como ele receber 100% em uma conta bancária conjunta com sua esposa, e de lá ele seria livre para manipular este dinheiro como quiser?

Pesquisei em muitos locais e não encontrei nada parecido, estou precisando de ajuda para respondê-lo. Desde já, muito obrigado.

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 24 setembro 2021 | 14:23

Douglas,

A doação exige pagamento do ITCMD. Custa dinheiro; logo, não é recomendável.
A primeira proposta do colega Silvio é a mais viável e consiste na saída da esposa e transformação em sociedade unipessoal.  

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.