x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 88

Contas de Compensação

Priscila

Priscila

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 30 setembro 2021 | 16:49

Boa tarde.

Estou com uma dúvida referente a conta de compensação. Em 2020 tiveram saldos nessas contas nas contas dos terceiros, porem a sintetica dela foi zerada.
Liguei no meu sistema e me informaram que as contas de compensação não são transferidas para o exercicio seguinte, uma vez que se tratam de contas transitorias.

Essa inforamção é valida?

Pois vi num artigo onde menciona "Quando do término do contrato ou da operação que originou o registro contábil nas contas de compensação, as mesmas serão encerradas mediante lançamento inverso entre as contas que registram a operação."
Entendo assim que, a operação não necessariamente será finalizada no exercicio em questão, podendo assim ter saldo para exercicio seguinte.

Não achei nada que mencionase isso na base legal.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies