x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 252

RECUPERAR ARQUIVO IMPOSTO DE RENDA 2021

Tatiana Souza

Tatiana Souza

Prata DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 2 anos Sexta-Feira | 1 outubro 2021 | 16:44

Boa Tarde!

Dia 28/09/21 fiz uma declaração de imposto de renda pessoa física, transmiti normalmente foi gerado o recibo e a declaração mas, preciso fazer uma retificação nela e simplesmente o arquivo sumiu do meu programa, do disco c:/ não consigo localizar nem em transmitida, nem em gravadas.

Gostaria de saber se os amigos sabe como faço para recuperar esse arquivo  perdido?

Observação: Entrei no programa novamente e coloquei o CPF da cliente como se fosse fazer a primeira vez e entrou, não entendi o porque se a declaração já foi transmitida. 

Desde já agradeço.

Ederson Volnei Fischer

Ederson Volnei Fischer

Prata DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 1 outubro 2021 | 16:54

Tatiana Souza;

O programa da DIRPF 2021 diferentemente dos outros anos, já traz separado em duas abas as declarações em preenchimento e transmitidas.
Para retificar uma declaração transmitida, basta selecionar ir nessa aba, localizar a declaração e clicar no icone R de cor laranja, no lado direito da sua tela.
Caso não seja esse o seu caso, é possível obter o arquivo na base da RFB caso o cliente tenha certificado digital ou você tenha procuração eletrônica do cliente.
Atenciosamente;





Ederson Volnei Fischer
Tatiana Souza

Tatiana Souza

Prata DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 2 anos Sexta-Feira | 1 outubro 2021 | 16:59

Ederson, boa tarde!

Agradeço o retorno mas, o meu caso seria exatamente a perda do arquivo para a retificação, o arquivo não esta em lugar nenhum do programa e nem do computador.

Então terei que obter a cópia do arquivo somente acessando o portal e-cac e solicitando novamente?

A cliente tem o código de acesso eu consigo entrar em com o CPF dela, será que isso já ajuda?

Agradeço desde já pelo retorno.

Luciane Boguchevski

Luciane Boguchevski

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 2 anos Sexta-Feira | 1 outubro 2021 | 17:02

Tatiana
Para apagar uma declaração já transmitida pode ter ocorrido o seguinte: houve atualização do programa e na pergunta sobre preservar os dados existentes optou por não. Pra recuperar os dados no computador somente com cópia de segurança o que é super recomendável toda vez que você transmite declarações e de preferência num local a parte do programa. Outra forma seria como citou o Ederson acima, ou ainda somente o recibo pelo código de acesso no ECAC.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.