x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 21.592

Contabilidade de Supermercados Lucro Real

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 13 maio 2010 | 17:07

Ana Izabel Carneiro Espindula

Seja bem vinda ao forum.

Destaque suas dúvidas que os companheiros do forum te ajudarão.
Lucro Real Anual ou trimestral?

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
ANA IZABEL CARNEIRO ESPINDULA

Ana Izabel Carneiro Espindula

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 14 maio 2010 | 14:17

Boa tarde!

Quero saber sobre as obrigações e datas do ANUAL e TRIMESTRAL também.
Se existe um programa de contabilidade onde eu possa fazer a importação dos dados (notas fiscais) que o pessoal do supermercado insere no sistema deles.

Caso alguém tiver um "passo a passo" do lucro real de supermercados, dicas, referências (estou fazendo uma monografia p MBA sobre esta área) ficarei muito agradecida.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 17 maio 2010 | 09:20

Bom dia, Ana Izabel

Caros Colegas, estou pegando uma contabilidade de Supermercado LUCRO REAL, tenho muitas dúvidas.

O que importa é o regime de tributação, neste caso o Lucro Real, sendo indiferente o ramo de atividade que pode ser qualquer um entre comércio, indústria, serviços, agronegócios, etc.

Portanto, se você já dominar as técnicas contábeis necessárias à recepção de documentos, triagem, classificação, lançamentos contábeis e emissão de relatórios contábeis, como Balancete, Balanço Patrimonial, RE, DFC, etc., pelo menos 90% do caminho já foi percorrido, restando-lhe analisar e atender as determinações legais sobre esta modalidade de tributação, principalmente de acordo com o Regulamento do Imposto de Renda a partir do Art. 246.

Alguém tem um passo a passo para estar me disponibilizando por e mail ?

De acordo com as Regras Internas, o Fórum Contábeis não foi criado para resolver dúvidas particulares por e-mail, e sim, expor a todo a público a troca de idéias profissionais e também a solução de certas dúvidas.

Posto que pelo menos 85% das dúvidas mais comuns já estão solucionadas em outros tópicos, inclusive assuntos pertinentes ao Lucro Real, sugiro-lhe uma pesquisa. Oculto964%3A18hu4kk47ep&q=lucro+real+supermercados&siteurl=www.forumcontabeis.com.br%2Fler_forum.asp%3Fid%3D2" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">Clique aqui e verifique.

Quero saber sobre as obrigações e datas do ANUAL e TRIMESTRAL também.

Ao analisar as pesquisas que lhe indiquei, certamente esta dúvida será solucionada.

Se existe um programa de contabilidade onde eu possa fazer a importação dos dados (notas fiscais) que o pessoal do supermercado insere no sistema deles.

Sugiro-lhe consultar os desenvolvedores dos sistemas do escritório e do cliente para saber se é possível relacionar os dois mediante a transferência de dados.

Caso alguém tiver um "passo a passo" do lucro real de supermercados, dicas, referências (estou fazendo uma monografia p MBA sobre esta área) ficarei muito agradecida.

Sobre o "passo a passo" acabei de lher expor uma visão panorâmica logo acima; tratando-se de monografia, a pessoa apropriada a lhe esclarecer seria o(a) Professor(a) Orientador(a).

Finalizando, embora você tenha "muitas dúvidas", observemos que este debate será bem mais conclusivo e abrangente se tais dúvidas forem apresentadas à medida em que surgirem, pois mesmo que alguém se disponha a lhe proporcionar um manual ou tutorial ou artigo completo, com certeza você não ficaria ainda bem esclarecida.

Boa sorte.

Ricardo C. Gimenez
Contador | CRC Ativo desde 1995
Professor de Matemática
Autor de análises e estudos técnicos publicados em Procedimentos Contábeis
Cristiane

Cristiane

Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 22 julho 2011 | 16:35

Ana
Tambem comecei a fazer contabilidade de supermercado.
Tive a sorte de poder visitar outro supermercado com contabilidade interna (que usa o mesmo sistema ERP), para poder conhecer um pouco desse ramo.
o que posso te dizer, que conhecer a operação do cliente é essencial, desde a entrada das mercadorias no mercado, até as saidas. Não falo da operação contabil, pq isso e o minimo, mas da movimentação, como é feito a entrada das mercadorias no estoque, as saidas, se estão retirando mercadoria para consumo das prateleiras ou do estoque, e como está sendo feito esta baixa .... tudo, tudo mesmo !
Depois é converser seu cliente, que uma boa contabilidade, dependende não só de um bom contador .... e sim de como as informações irão chegar até voce ! Um bom sistema ERP que controle tudo, é a melhor alternativa, para nós contadores e para o cliente, porque há sistemas proprios para supermercados que ajudam a mantermos a grade tributária muito bem "amarrada" para não perdermos $$ (acabar recolhendo mais do que se deve). Outra coisa, dependendo do tamanho do supermercado, se voce precisar de auxiliares, não economize ... voce precisa pessoas de boas e capacitadas ao seu lado, senão seu trabalho aumenta, e pessoas capacitadas são bem remuneradas !

Bom, como estou começando tbm nesse ramo, o que posso dividir é isso !

Há, muito importante, é estar bem atualizada com a legislação Estadual e Federal, pois esse ramo abrange muitos produtos. Como estamos em Estados diferentes, o que poderei dividir com voce, será a questão Federal.

E com certeza trarei outras informações mais técnicas dentro de alguns dias !

Abraço

JOAO LUCIO CARVALHO JUNIOR

Joao Lucio Carvalho Junior

Prata DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 13 anos Domingo | 18 novembro 2012 | 14:12

Prezadas Ana e Cristiane, a principal dica que dou é não passar batido no PIS e na CONFINS, supermercados tem muitos de seus itens com tributação monofásica, alíquota zero e tem a questão da Carne que não pode aproveitar todo o crédito do PIS e da COFINS e apenas um percentual. Como um supermercado costuma ter mais de 5 mil itens, uma boa classificação do cadastro de produtos seria o primeiro passo para se ter uma contabilidade bem feita.

Como você está em Minas Gerais, já te digo que se o supermercado em questão fizer aquisições de distribuidoras e atacados situados aqui no nosso estado muitas de suas NFs virão com destaque incorreto de ICMS-ST pois muitos classificam de maneira equivocada suas mercadoria apontando MVAs diferentes dos devido, principalmente na linha de produtos de Higiene e Limpeza, onde alguns NCMs chegam a ter 3 ou 4 MVAs e as distribuidoras aproveitam para aplicar o menor MVA mesmo sabendo que não é o adequado.

E por fim, como estamos chegando próximos ao final do ano já te digo que ficar atenta ao balanço dos estoque da empresa, pois as diferenças nas contagens são grande e as decisões sobre o que informar sempre causam dúvidas, tente dar as melhores orientações possíveis ao seu cliente nesse sentido.

Att,

João Lúcio Carvalho Jr.

WALLACE BORGES MOREIRA

Wallace Borges Moreira

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2012 | 16:05

Gostaria da colaboração de voçês!
Como proceder na contabilização de um supermercado
que recebe suas vendas através de TICKET's (alimentação)?
A empresa (PRESTADORA) emite uma NF de Serviços discriminando REEMBOLSO DE CUPONS/BENEFICIOS, SERVIÇOS INTERMEDIARIOS E TAXAS DE ADMINISTRAÇÃO.
Dessa forma irei contabilizar despesas somente dos SERVIÇOS e TAXAS?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade