x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 228

Simples Nacional pior opção?

Drl

Iniciante DIVISÃO 4, Pesquisador(a)
há 2 semanas Quinta-Feira | 7 outubro 2021 | 12:08

Olá.

Temos um atacado online (revendemos produtos para pequenos lojistas) e estamos enquadrados no Simples Nacional. Nossa margem de lucro é baixa (menos de 10%) e temos somente um funcionário. Nos últimos 12 meses faturamos 3.4 milhões e nosso último DAS veio com um valor de R$60.000,00, sendo R$25.000 apenas de INSS.

Me parece que estamos pagando impostos demais, especialmente INSS, devido às características de nossa empresa - margem baixa e poucos funcionários. Com as características citadas, migrar para lucro real ou presumido poderia ser mais vantajoso?

Obrigado.

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 3, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 semanas Quinta-Feira | 7 outubro 2021 | 16:25

Drl, boa tarde.

A maior desvantagem do SN é a apuração do imposto em cima da Receita Bruta. Principalmente no seu caso, onde a margem de lucro é baixa, isso é quase que "pagar para trabalhar".

Em várias situações, o Lucro Real é sim o melhor regime tributário, contudo, é incessantemente descartado por pequenos escritórios devido a sua "complexidade e burocracia".

Diante de tudo isso, se eu estivesse no seu lugar, faria o seguinte:

Solicite ao seu escritório ou para quem cuida da sua contabilidade, um comparativo tributário histórico, de janeiro até setembro/2021, por exemplo, e analise: quanto paguei de impostos no regime do SN? E caso estivesse no LR nesse mesmo período, quanto pagaria de impostos?
Com esse documento em mãos, você começa a ter uma base se realmente, no seu caso, valeria a pena já pensar em mudar de regime. Caso a situação seja realmente a de mudar para o LR, dai é só se preparar para o ano seguinte, pois o LR exige sim um comportamento totalmente diferente do SN quanto as operações da empresa.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

Solano

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 semanas Segunda-Feira | 11 outubro 2021 | 08:42

Olá,

Neste caso, acredito que o lucro real deva ser viavel. Sugiro fazer um estudo de viabilidade!

talvez seja interessante também, verificar se atualmente sua empresa está sendo tributada pelo anexo correto.

Adelita

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 semanas Segunda-Feira | 11 outubro 2021 | 09:22

Acrescento aqui para verificar os produtos com Substituição Tributária e Produtos Monofásicos, se as notas estão sendo emitidas corretamente e apuradas corretamente no simples.

Qual seu estado? No Paraná por exemplo tem isenção de ICMS de acordo o faturamento.

Assim são vários pontos a verificar com sua contabilidade,

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.