x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 125

Aumento de vida útil do ativo imobilizado

Márcia Carmo Martins

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 semanas Sexta-Feira | 15 outubro 2021 | 10:56

Bom dia!

Colegas,

Tivemos uma manutenção de máquinas aqui na empresa e o meu gerente pensou em ativa essa despesa ao bem. Qual é o embasamento legal para saber se é apenas uma manutenção preventiva ou vai aumentar a vida útil da máquina?

Adelita

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 semanas Sexta-Feira | 15 outubro 2021 | 17:09

Oi , da uma olhada na NBC TG 27, item 10. 
"A entidade deve avaliar, segundo esse princípio de reconhecimento, todos os seus custos com ativos imobilizados no momento em que eles são incorridos. Esses custos incluem custos incorridos inicialmente para adquirir ou construir item do ativo imobilizado e os custos incorridos posteriormente para renová-lo, substituir suas partes, ou dar manutenção a ele. O custo de item de imobilizado pode incluir custos incorridos, relativos aos contratos de arrendamento de ativo, que são usados para construir, adicionar a, substituir parte ou serviço a item do imobilizado, tais como a depreciação de ativo de direito de uso".


Entendo que se não for uma manutenção periódica, cai ser sim contabilizado como ativo, se for periódica como despesa.

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.