x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 5.034

Reestruturação do Plano de Contas

KARIN

Karin

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 14 maio 2010 | 13:23

Na empresa onde trabalho estamos reestuturando do zero o plano de contas, totalmente novo, mas a minha duvida é o que fazer com as contas que contem saldo no plano antigo, se no plano novo o estrutural é totalmente diferente do antigo??????

MARCO ANTONIO MOREIRA

Marco Antonio Moreira

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 14 maio 2010 | 15:24

Boa tarde !! Karin!!
a estrutura e nova do novo plano mas analise os lançamentos que constam nas contas do plano antigo e veras que logicamente vc tem estas contas no novo plano estruturado!!
Ao meu ver para ficar um plano bem estruturado deve analisar cuidadosamente todo tipo de despesas e receitas que a empresa tem , analise o aspecto fisco, e tera elementos suficientes para montar um bom plabo de contas, ..mas reveja os laçtos. das contas antigas e saberas em quais contas joga los.

CONTMORE - Gestao de Negocios
KARIN

Karin

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 14 maio 2010 | 15:33

Os códigos reduzidos e os nomes das contas permaneceu o mesmo do plano antigo, mas o estrutural mudou para poder se adequar com as novas contas criadas para o plano novo? não tem problema com os saldo se o estrutural no exercicio de 2009 era um e agora pra 2010 será outro, não tenho que fazer algum tipo de lançamento, ou simplesmente coloco os saldos no plano novo de acordo com o plano antigo independente do estrutural?????

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 17 maio 2010 | 10:14

Bom dia, Karin


Bem-vinda ao Fórum Contábeis.

Os códigos reduzidos e os nomes das contas permaneceu o mesmo do plano antigo, mas o estrutural mudou para poder se adequar com as novas contas criadas para o plano novo? não tem problema com os saldo se o estrutural no exercicio de 2009 era um e agora pra 2010 será outro, não tenho que fazer algum tipo de lançamento, ou simplesmente coloco os saldos no plano novo de acordo com o plano antigo independente do estrutural?????

A título de exemplo sumário, observemos que até 31/12/2008 num Plano de Contas o Ativo era disposto da seguinte maneira:

1 - Ativo
1.1 - Ativo Circulante
1.2 - Ativo Realizável a Longo Prazo
1.3 - Ativo Permanente
1.3.1 - Investimentos
1.3.2 - Imobilizado
1.3.3 - Intangível
1.4 - Diferido

Com a promulgação das leis 11638/2007 e 11941/2009, que modificaram a Lei 6404/76, e também de acordo como as novas normas expedidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis, a mesma estrutura que citei acima passou a ser classificada do seguinte modo:

1 - Ativo
1.1 - Ativo Circulante
1.2 - Ativo Não-Circulante
1.2.1 - Realizável a Longo Prazo
1.2.2 - Investimentos
1.2.3 - Imobilizado
1.2.4 - Intangíveis

Levando em conta que o melhor momento para se readequar um plano de contas é sempre no primeiro dia do ano porque nesta data específica as contas de resultado estarão zeradas, abaixo apresento um exemplo de lançamento.

Supondo que no plano de contas anterior a conta "VW Saveiro DQC 1234" era de código 1.3.2.01.0001 e com o novo plano de contas o saldo deverá passar a ser classificado no código 1.2.3.01.0001, com o mesmo nome, o tipo de lançamento a ser efetuado é um de transferência:

D) 1.2.3.01.0001 - VW Saveiro DQC 1234
C) 1.3.2.01.0001 - VW Saveiro DQC 1234
H) Transferência de saldos entre as contas por motivo de reestruturação, de acordo com a legislação vigente
R$ ........... (valor do saldo transferido)

É oportuno citar que embora eu tenha exemplificado os procedimentos contábeis aplicáveis aos lançamentos de reclassificação advindos da internacionalização da contabilidade brasileira, caso internamente a direção julgue necessário reestruturar a classificação de certas contas e seus respectivos grupos, o raciocínio aplicado será o mesmo.


Bom trabalho.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 17 maio 2010 | 10:47

Bom dia, Antonio Marcos


Uma empresa enquadrada como simples nascional, (ME) quais os livros contábeis que o contador deve manter em dia?

12.1. Quais os livros fiscais e contábeis obrigatórios para as microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) optantes pelo simples nacional?

As ME e EPP optantes pelo Simples Nacional deverão adotar para os registros e controles das operações e prestações por elas realizadas, os seguintes livros:

Livro Caixa, no qual deverá estar escriturada toda a sua movimentação financeira e bancária;

Livro Registro de Inventário, no qual deverão constar registrados os estoques existentes no término de cada ano-calendário, quando contribuinte do ICMS;

Livro Registro de Entradas, modelo 1 ou 1-A, destinado à escrituração dos documentos fiscais relativos às entradas de mercadorias ou bens e às aquisições de serviços de transporte e de comunicação efetuadas a qualquer título pelo estabelecimento, quando contribuinte do ICMS;

Livro Registro dos Serviços Prestados, destinado ao registro dos documentos fiscais relativos aos serviços prestados sujeitos ao ISS, quando contribuinte do ISS;

Livro Registro de Serviços Tomados, destinado ao registro dos documentos fiscais relativos aos serviços tomados sujeitos ao ISS;

Livro de Registro de Entrada e Saída de Selo de Controle, caso exigível pela legislação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);

Livro Registro de Impressão de Documentos Fiscais, pelo estabelecimento gráfico para registro dos impressos que confeccionar para terceiros ou para uso próprio;

Livros específicos pelos contribuintes que comercializem combustíveis;

Fonte: Receita Federal

Além destas exigências do "Fisco", é importante citar que de acordo com as determinações do Código Civil (Lei 10406/2002), especificamente nos Artigos 1.179 a 1.195 a escrituração contábil regular e completa é obrigatória a toda e qualquer entidade com fins lucrativos:

Art. 1.179. O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.


Saudações

Nota:
Deixei de citar demais livros auxiliares como o Registro de Duplicatas, Movimento de Caixa, Registro de Empregados, etc., por estes não fazerem parte do propósito deste debate e também porque cabe a adoção de cada um conforme situações específicas.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade