Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 768

Autenticação livro diário

Priscilla Ribeiro

Priscilla Ribeiro

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 4 novembro 2021 | 08:59

Bom dia colegas!

No meu estado a partir deste ano os livros diários são autenticados de forma digital. A taxa subiu de 63,00 para 117,00. Pensei em fazer ECF das empresas do simples nacional já que a contabilidade estará toda pronta. Como não é obrigatório tem algum problema de fazer? Outra coisa, tenho livros de 2019 sem autenticar, mas como não é obrigatório posso fazer agora já que não terá multa?

RAIMUNDO PEREIRA LIMA

Raimundo Pereira Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 4 novembro 2021 | 10:34

Priscila bom dia!
01 - Faça uma consulta na sua Junta Comercial quais são os livros diários que já foram autenticados;
02 - Diários antigos em que a Junta Comercial do seu estado aceita fazer autenticação de livro encadernado de anos anteriores é só dar entrada, observando a sequência numérica;
        2.1 -  A partir de quando não mais autentica o livro encadernado é só dar entrada no registro digital; 

Priscilla Ribeiro

Priscilla Ribeiro

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 4 novembro 2021 | 11:17

Raimundo mas não quero mais autenticar os livros. Minha dúvida é se posso substituir essa autenticação entregando o sped contábil das empresas do simples mesmo que não obrigadas.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Quinta-Feira | 4 novembro 2021 | 11:38

Priscilla,
Há anos, nós entregamos ECD de todos os clientes, independentemente do regime de tributação ou da natureza jurídica, desde que permitido. Muito mais prático, econômico, arquivamento digital e ecologicamente correto.
Se não há obrigatoriedade, não há multa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.