x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.255

Parametrização do CMV

Fabio Daniel Vicente

Fabio Daniel Vicente

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Financeiro
há 15 anos Terça-Feira | 18 maio 2010 | 15:46

Amigos boa tarde.Mais uma vez estou aqui precisando muito da ajuda de vocês.Eu cadastrei no meu plano contabil na conta resultados o Custo das Mercadorias Vendidas.Cadastrei também na conta custos/despesas.Cadastrar o CMV na conta custos é correto?Como faço para parametrizar o cmv com as vendas e seus impostos e as compras e seus impostos.Me perdoêm a minha falta de clareza, mas estou fazendo esse trabalho sozinho e tenho que parametrizar todo o sistema , pois a contabilidade começou a trabalhar com uma empresa de comércio que está no lucro real.Desculpem me se não fui muito claro na minha dúvida.Desde já agradeço a todos pela ajuda.Só postei essa pergunta, pois não achei resposta nas outras questões do forum.
Fábio

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 19 maio 2010 | 08:58

Bom dia, Fábio


Eu cadastrei no meu plano contabil na conta resultados o Custo das Mercadorias Vendidas. Cadastrei também na conta custos/despesas. Cadastrar o CMV na conta custos é correto?

Sim; se o nome da conta é Custo das Mercadorias Vendidas, por lógica ela deve fazer parte das Contas de Resultado que por sua natureza agrupam as contas de Despesas, Custos e Receitas.

Como faço para parametrizar o cmv com as vendas e seus impostos e as compras e seus impostos.

Em termos contábeis não se fala de "parametrização"; caso tratar-se de operacionalização de seu sistema, a equipe apropriada a orientá-lo é a de suporte técnico do programa.

Me perdoêm a minha falta de clareza, mas estou fazendo esse trabalho sozinho e tenho que parametrizar todo o sistema , pois a contabilidade começou a trabalhar com uma empresa de comércio que está no lucro real.

Visto que em termos gerais a contabilidade comercial é a mesma para qualquer ramo (indústria, comércio e serviços); a única diferença é o modo de apuração dos tributos, neste caso o lucro real.

Portanto, se você já dominar as técnicas contábeis necessárias à recepção de documentos, triagem, classificação, lançamentos contábeis e emissão de relatórios contábeis, como Balancete, Balanço Patrimonial, RE, DFC, etc., pelo menos 90% do caminho já foi percorrido, restando-lhe analisar e atender as determinações legais sobre esta modalidade de tributação, principalmente de acordo com o Regulamento do Imposto de Renda a partir do Art. 246.

Finalizando, sugiro-lhe a análise da opinião de Saulo Heusi no seguinte tópico: clique aqui.


Bons estudos

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: