Bom dia, Fábio
Eu cadastrei no meu plano contabil na conta resultados o Custo das Mercadorias Vendidas. Cadastrei também na conta custos/despesas. Cadastrar o CMV na conta custos é correto?
Sim; se o nome da conta é Custo das Mercadorias Vendidas, por lógica ela deve fazer parte das Contas de Resultado que por sua natureza agrupam as contas de Despesas, Custos e Receitas.
Como faço para parametrizar o cmv com as vendas e seus impostos e as compras e seus impostos.
Em termos contábeis não se fala de "parametrização"; caso tratar-se de operacionalização de seu sistema, a equipe apropriada a orientá-lo é a de suporte técnico do programa.
Me perdoêm a minha falta de clareza, mas estou fazendo esse trabalho sozinho e tenho que parametrizar todo o sistema , pois a
contabilidade começou a trabalhar com uma empresa de comércio que está no
lucro real.
Visto que em termos gerais a contabilidade comercial é a mesma para qualquer ramo (indústria, comércio e serviços); a única diferença é o modo de apuração dos tributos, neste caso o lucro real.
Portanto, se você já dominar as técnicas contábeis necessárias à recepção de documentos, triagem, classificação, lançamentos contábeis e emissão de relatórios contábeis, como Balancete,
Balanço Patrimonial, RE, DFC, etc., pelo menos 90% do caminho já foi percorrido, restando-lhe analisar e atender as determinações legais sobre esta modalidade de tributação, principalmente de acordo com o Regulamento do
Imposto de Renda a partir do Art. 246.
Finalizando, sugiro-lhe a análise da opinião de Saulo Heusi no seguinte tópico:
clique aqui.
Bons estudos