x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 137

Regime de competência

Mikaely Vieira

Mikaely Vieira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 17 novembro 2021 | 10:53

Bom dia.
Tenho uma dúvida, faço a contabilidade de uma empresa que o regime dela é de competência, todos os meses me enviam o relatório de entrada e saída de dinheiro. Minha dúvida é referente a alguns lançamentos, é sabido que no regime de competência tem que lançar a provisão da despesa e no pagamento damos baixa da provisão. Acontece que  tem situações que eu realmente não consigo colocar uma provisão, como por exemplo, quando é contratada uma pessoa pra fazer a divulgação da loja somente naquele dia. Nesses casos posso contabilizar como no regime de caixa?

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 17 novembro 2021 | 16:31

Mikaely Vieira, boa tarde.

O que ocorre nesses casos é uma despesa imediata, onde não se cabe a provisão. Contudo, há uma grande questão: ok, contratou uma divulgação hoje. Foi emitida nota fiscal? A nota fiscal foi com a data de hoje? E o pagamento? Será hoje também?

Vou te dar 2 situações.

1) Contratação de propaganda no dia 17/11/2021 com nota emitida hoje e pagamento dia 20/11/2021.

17/11/2021 - Despesa
D - Propaganda e publicidade (Despesa/DRE)
C - Fornecedores a pagar (PC/BP)

20/11/2021 - Pagamento
D - Fornecedores a pagar (PC/BP)
C - Caixa/Banco (AC/BP)

2) Contratação de propaganda no dia 17/11/2021 com nota emitida hoje e pagamento também hoje (despesa imediata).
Aqui você pode fazer da maneira a cima, porém com a mesma data, ou você pode fazer direto, desta forma:

17/11/2021 - Despesa e pagamento
D - Propaganda e publicidade (Despesa/DRE)
C - Caixa/Banco (AC/BP)

Espero que tenha esclarecido sua dúvida.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Mikaely Vieira

Mikaely Vieira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 17 novembro 2021 | 17:29

Yuri Aquino, obrigada pela resposta.
Esclareceu sim, agradeço muito, eu realmente já estava fazendo dessa forma, mas não tinha certeza se estava correto. você deixou tudo muito bem explicado. 

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 18 novembro 2021 | 09:59

Mikaely Vieira, bom dia.

Que bom colega.

Disponha sempre.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.