x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 193

Regime de competência

Mikaely Vieira

Mikaely Vieira

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 17 novembro 2021 | 10:53

Bom dia.
Tenho uma dúvida, faço a contabilidade de uma empresa que o regime dela é de competência, todos os meses me enviam o relatório de entrada e saída de dinheiro. Minha dúvida é referente a alguns lançamentos, é sabido que no regime de competência tem que lançar a provisão da despesa e no pagamento damos baixa da provisão. Acontece que  tem situações que eu realmente não consigo colocar uma provisão, como por exemplo, quando é contratada uma pessoa pra fazer a divulgação da loja somente naquele dia. Nesses casos posso contabilizar como no regime de caixa?

Yuri Aquino
Moderador

Yuri Aquino

Membro Club Moderador , Encarregado(a) Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 17 novembro 2021 | 16:31

Mikaely Vieira, boa tarde.

O que ocorre nesses casos é uma despesa imediata, onde não se cabe a provisão. Contudo, há uma grande questão: ok, contratou uma divulgação hoje. Foi emitida nota fiscal? A nota fiscal foi com a data de hoje? E o pagamento? Será hoje também?

Vou te dar 2 situações.

1) Contratação de propaganda no dia 17/11/2021 com nota emitida hoje e pagamento dia 20/11/2021.

17/11/2021 - Despesa
D - Propaganda e publicidade (Despesa/DRE)
C - Fornecedores a pagar (PC/BP)

20/11/2021 - Pagamento
D - Fornecedores a pagar (PC/BP)
C - Caixa/Banco (AC/BP)

2) Contratação de propaganda no dia 17/11/2021 com nota emitida hoje e pagamento também hoje (despesa imediata).
Aqui você pode fazer da maneira a cima, porém com a mesma data, ou você pode fazer direto, desta forma:

17/11/2021 - Despesa e pagamento
D - Propaganda e publicidade (Despesa/DRE)
C - Caixa/Banco (AC/BP)

Espero que tenha esclarecido sua dúvida.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Mikaely Vieira

Mikaely Vieira

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 17 novembro 2021 | 17:29

Yuri Aquino, obrigada pela resposta.
Esclareceu sim, agradeço muito, eu realmente já estava fazendo dessa forma, mas não tinha certeza se estava correto. você deixou tudo muito bem explicado. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies