x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 9.694

Qual data por no Contrato de Prestação de Serviços

Tanya

Tanya

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 14 anos Quinta-Feira | 20 maio 2010 | 09:50

Ola Bom dia Estou preenchendo um contrato de prestação de serviços de contador com uma empresa e estou em duvida em qual data devo por no contrato como inicio, a data do contrato social foi 10/05/2010, agora nao sei qual data colocar no contrato.
alguem poderia me ajudar por favor...
Obrigada

SANDRO MACHADO DE OLIVEIRA

Sandro Machado de Oliveira

Prata DIVISÃO 3 , Sócio(a) Proprietário
há 14 anos Quinta-Feira | 20 maio 2010 | 11:23

bom dia Tanya,

bom aqui nos nossos contratos colocamos a data do dia em que o cliente fez o acerto da abertura, ou seja, pagou as taxas e os honorários de abertura e levou a documentação pertinente.

mas já houvi casos que contadores colocaram a data do registro na Junta Comercial, por ser o 1º registro exixtencial da empresa.

mas aguarde as respostas de outros colegas.

espero ter ajudado

abraços

Não dê o peixe, e sim, ensine a pescar!
Tanya

Tanya

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 14 anos Sexta-Feira | 21 maio 2010 | 15:12

Sandro, bom o deferimento da junta foi dia 10/05 eu coloquei no contrato a data de inicio dia 01/05, acho que ficou certo.

Obrigado Sandro

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Domingo | 23 maio 2010 | 10:28

Bom dia Tanya

Tacitamente seus serviços são contratados a partir do instante em que (após conversação) você dá inicio ao processo de constituição da empresa, ou seja, solicita os documentos, elabora o Contrato Constitutivo, etc.

Entretanto, o Contrato de Prestação dos Serviços Contábeis só será possivel, após a constituição da empresa e a obtenção do CNPJ junto a Receita Federal, pois é quando você terá os dados da contratante necessários a elaboração do Contrato.

Daí a data a ser aposta deve ser a da constituição da empresa, pois você não pode celebrar contrato com empresas inexistentes. No seu caso a data deveria ser 10 de Maio.

...

SANDRO MACHADO DE OLIVEIRA

Sandro Machado de Oliveira

Prata DIVISÃO 3 , Sócio(a) Proprietário
há 14 anos Segunda-Feira | 24 maio 2010 | 11:52

bom dia colega Saulo Heusi,

tenho em mente como vc falou:

Tacitamente seus serviços são contratados a partir do instante em que (após conversação) você dá inicio ao processo de constituição da empresa, ou seja, solicita os documentos, elabora o Contrato Constitutivo, etc.

e tambem elaboro o contrato de prestação de serviços somente após a obtenção dos dados necessários.

porém coloco data retroativa, com referência ao dia em que os serviços são contratados.

está certo assim como faço?

acredito que não venha a me dar complicações, mas espero uma opinião sua.

desde já agradeço e tenha um bom dia.

abraços

Não dê o peixe, e sim, ensine a pescar!
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sábado | 29 maio 2010 | 15:16

Boa tarde Sandro,

Alternativamente, nada o impede de apor no Contrato de Prestação de Serviços a data em que verbalmente seus serviços foram contratados, desde que isto seja feito a titulo de observação.

Tenha em conta que o Contrato de Prestação de Serviços é celebrado com a Pessoa Jurídica (empresa contratante) e que naquela data a empresa não existia. Tanto assim é que quem contratou seus serviços (na época) foi a pessoa fisica não jurídica.

Ainda que eu custe a crer que adotar a data da contratação propriamente dita ao invés da data de constituição da empresa vá lhe causar algum transtorno, é aconselhável apor a data da última.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade