x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 1.252

CONTABILIDADE SEM PAPEL

TIAGO PEREIRA COSTA

Tiago Pereira Costa

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 27 dezembro 2021 | 08:57

Bom dia galera, podem me ajudar com opiniões ou embasamentos legal se tiver:

Nosso departamento contábil esta passando por mudanças a pedido do contador responsável, estamos tentando ao máximo eliminar papel.

Pois então nossa ideia em relação a movimentação CONTÀBIL (FINANCEIRA) é receber todas as informações do cliente: Pagamentos, recebimentos via excel, controles internos do cliente ou sistema usado por ele e os extratos em formato OFX para importação e em PDF para consultas, tentando assim agilizar o serviço de escrita. 
MINHA PERGUNTA: Há algum impedimento ? Em trabalhar desta forma? Lembrando que toda documentação física ficara arquivada no cliente.

TIAGO PEREIRA COSTA
Tatiane Moura

Tatiane Moura

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 28 dezembro 2021 | 09:01

Bom dia
Eu trabalho desta forma, os extratos bancarios ja faço a importação por arquivo OFX para o meu sistema contabil. Com relação ao fiscal eu ja puxo as notas pelo programa que utilizo o iob xml. Com relação as notas de serviço a empresa scaneia e coloca na nuvem qualquer documento do meu interesse quando preciso esta na nuvem.
No seu caso para nao tomar tanto espaço do seu computador você poderia receber e armazenar na nuvem, assim você tambem teria um backup de tudo.

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 29 dezembro 2021 | 08:30

Realmente, a eliminação do papel ajuda muito, tanto na segurança como na eficiência (difícil conciliar as duas coisas).

A única coisa que eu recomendaria seria utilizar a carta de responsabilidade da administração (Conforme solicitado pelo conselho), pois um dos tópicos da carta esclarece exatamente o sistema que o cliente utiliza e que o mesmo possui documentação hábil que deu suporte as informações de seu sistema (Acredito que a regra seja válida tanto para software ERP, como para planilhas ou outras formas de controle).

Aqui no escritório, mesmo passando a responsabilidade legal do arquivo para o cliente, mantemos a documentação digitalizada por prazo indeterminado (não somente os cinco anos exigidos), pois o arquivo digital, mesmo precisando de HD externa e/ou contratação de um serviço de nuvem, é muito mais simples e barata do que armazenamento físico.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Quarta-Feira | 29 dezembro 2021 | 08:57

Trabalhamos dessa forma, desde 2012. Somado à isso, todos os nossos arquivos são digitais. Não imprimimos absolutamente nada. O único dcto físico que temos de todos os clientes, é uma via original do contrato social, para eventuais requerimentos e procedimentos.

Edimar Teixeira

Edimar Teixeira

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 3 janeiro 2022 | 14:27

Também trabalho assim desde 2015.

Um cliente meu encerrou o contrato comigo e foi para outro profissional. Quando enviei os documentos digitalizados para ele, o mesmo não aceitou. Disse que não trabalhava dessa maneira.

O cliente se dispôs a imprimir tudo e mandar tudo em papel para ele.

Lamentei o ocorrido mas jamais eu iria voltar ao passado sendo que estamos em um mundo digitalizado.

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 3 janeiro 2022 | 15:04

Aqui no escritório, também é tudo 100% digital, inclusive, estamos implantando a plataforma Omie, para termos uma maior integração digital com nossos clientes.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
Manoel Luiz

Manoel Luiz

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 4 janeiro 2022 | 10:19

Aqui estamos tentando aos poucos trabalhar desta forma.
O problema está sendo o cliente se dispor a organizar de forma digital a documentação para nos enviar.
E tem aqueles que ainda misturam contas PF com a PJ nas contas bancarias, gerando transtornos e lentidão na contabilização.

O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.