x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 3.158

contabilidade construção sede

valeria louzan

Valeria Louzan

Iniciante DIVISÃO 3 , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 21 maio 2010 | 16:05

caros colegas, a empresa em q trabalho, comprou um terreno e agora esta construindo a sede, toda semana é feito o pagamento dos gastos através de cheque nominal a empresa que esta responsavel pela construção, pergunta: como fazer a contabilidade dessas gastos.

ALDEMIR NASCIMENTO DA SILVA

Aldemir Nascimento da Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 21 maio 2010 | 16:51

A forma de contabilizar depende de algumas informações, tais como:

1. Existe um contrato de construção por empreitada entre sua empresa e a construtora? Qual o valor total e a forma de pagamento?

2. A construtora vai entrar somente com a mão-de-obra ou também com os materiais necessários à construção?

valeria louzan

Valeria Louzan

Iniciante DIVISÃO 3 , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 21 maio 2010 | 17:16

existe um contrato sim, eles irão cobrar 12% em cima de tudo que for gasto na obra, na verdade eles vão somente administrar a obra, comprar material, coordenar a construção e nós pagamos.

ALDEMIR NASCIMENTO DA SILVA

Aldemir Nascimento da Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 21 maio 2010 | 17:19

Boa tarde,
Exemplos:
1 - A construtora cobrará R$ 20.000,00 pela construção da edificação, com pagamento em 10 parcelas de R$ 2.000,00, sendo este valor somente relativo à mão-de-obra fornecida, de modo que todos os materiais correrão por conta da empresa contratante.

Pela assinatura do contrato:
D - Edificações Comerciais - Em construção (Imobilizado)
C - Fornecedores (P. Circulante)
Vr. ref. servicos construção... 20.000,00
==================================
Pelo pagamento de cada uma das parcelas:
D - Fornecedores (P. Circulante)
C - Bancos (A. Circulante)
CH 0001 ref. pagamento serviços construção... 2.000,00
==================================
Pela compra de materiais destinados à obra:
D - Edificações Comerciais - Em construção (Imobilizado)
C - Caixa ou Bancos ou Fornecedores (conforme for à vista ou a prazo)
Aquisição de 100 sacos de cimento p/ obra da sede... 5.000,00
==================================
Pela conclusão da obra:
D - Edificações Comerciais (Imobilizado)
C - Edificações Comerciais - Em construção (Imobilizado)
Registro da conclusão final da obra................ 25.000,00
==================================
Nota: Lembrando que o terreno deve ser contabilizado em conta distinta, pois este não sofre depreciação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade