x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 146

Obras em Andamento

ICARO FERREIRA DE SOUSA GABRIEL

Icaro Ferreira de Sousa Gabriel

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 13 janeiro 2022 | 14:23

Olá,

Minha empresa realizou a construção de uma linha de transmissão de energia em uma área florestal. O Ibama permitiu o desmatamento da área onde a obra seria realizada com a condição de que um reflorestamento fosse realizado em outra área. A linha de transmissão está registrada como obra em andamento. Iremos iniciar agora o reflorestamento exigido pelo Ibama.

Minha dúvida é:

- Devo reconhecer o custo com o reflorestamento como condição para a minha obra e registrá-lo no ativo em andamento da linha de transmissão? ou
- Devo reconhecer como despesa?

Observação: A área a ser reflorestada fica em um município diferente da área desmatada.

Agradeço a atenção!

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 14 janeiro 2022 | 14:28

Olá Ícaro,

Para responder com segurança seria necessário saber se sua empresa é ou não concessionária de serviços público.
Se não for, aplica-se o CPC 27. 
De acordo com o item 11 do CPC os gastos necessários a permitir o uso de outros bens integram o custo do imobilizado mesmo que tais gastos visem à reparação do meio ambiente.

Minha opinião é dada com base nos dados e informações fornecidos e, por isso, não deve ser tomada como uma consultoria.  

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.