x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 291

Parceria Rural Recebimento em Produtos

Pablo Fabricio Ferreira da Costa

Iniciante DIVISÃO 1, Coordenador(a) Contabilidde
há 17 semanas Quinta-Feira | 13 janeiro 2022 | 16:31

Como contabilizar na PJ o recebimento em produto(soja, arroz, e outros) ref. contrato de parceria rural na seguinte situação?

**O PRODUTOR RURAL CONSTITUIU UMA EMPRESA, INCORPORANDO SEUS IMÓVEIS RURAIS NA PESSOA JURÍDICA, E EM CONSEQUÊNCIA FOI PACTUADO CONTRATO DE PARCERIA ENTRE AS PARTES, OU SEJA, O PRODUTOR RURAL (PF) PAGA PARCERIA (EM GRÃOS DE SOJA. ARROZ, MILHO OU OUTROS) PARA A EMPRESA (PJ), E ESSE PGTO É EFETUADO ATRAVÉS DE EMISSÃO DE NF DE TRANSFERÊNCIA DE SOJA DA PF(sócio) P/ A PJ, E PARA POSTERIORMENTE SER VENDIDA**

1) Como contabilizar essa NF de transferência na pessoa jurídica, uma vez que entra ESTOQUE DE PRODUTOS, e não gera obrigações no passivo e nem conta de resultado (receitas)? pois de acordo com a LEI da terra esse contrato de parceria não gera obrigação fiscal e não é arrendamento, não trata-se de aluguel pela terra, e sim, uma participação na colheita por contrato de parceria.


2) Qual a conta a ser creditada em contrapartida ao débito(Estoques)? Pensei em talvez uma equivalência contra o estoque, mas gostaria de saber a opinião dos demais colegas.

D-Estoque
C-????????????????

Vi esse mesmo tópico sendo discutido em 2018, mas sem uma resposta ou solução, então por este motivo, abri novamente.

O amigo EDMAR OLIVEIRA ANDRADE FILHO, respondeu o tópico na época, mas ele confundiu com arrendamento, e não é o caso.

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 17 semanas Quinta-Feira | 13 janeiro 2022 | 20:32

Meu caro Fabrício,

Eu sou velhinho e não costumo confundir as coisas.
Logo, sugiro que o amigo divulgue a pergunta e a resposta para que tudo fique claro. Se errei eu direi que errei e tentarei corrigir.
Um abraço, 

No caso apresentado hoje, será necessário saber se a PJ vai transferir algum recurso para o Produtor Rural (PF). Se houver retorno a contrapartida é um passivo, pois isso equivalerá a uma compra e venda; se não houver, a contrapartida é capital social ou adiantamento para futuro aumento de capital.  

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.