Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 192

Revenda de videogames na OLX

LUCASALI

Lucasali

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 18 janeiro 2022 | 21:51

Prezados, boa noite!

Nos últimos meses, venho fazendo renda extra revendendo videogames. Compro no varejo com nota fiscal (Amazon, Submarino, Casas Bahia, etc) monitorando descontos e revendo na OLX para usuários da plataforma. Sou pessoa física, não tenho CNPJ ou nada do tipo. Tenho algumas dúvidas:

- Como declarar essa renda extra no IR?
- É preciso pagar algum tributo? Pois eu já estou comprando nas lojas de varejo, não compro de fornecedor, vejo todos os tributos nas minhas notas fiscais.
- É preciso emitir algum recibo? Pois normalmente eu entrego a nota fiscal (que está em meu nome) ao comprador

Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 18 janeiro 2022 | 22:26

Boa noite, Lucas
No seu caso o ideal seria abrir um MEI inicialmente, caso seu faturamento não ultrapasse 81 mil ao ano (cerca de R$ 6.750,00 mensalmente). Suas compras passariam a serem feitas no CNPJ da empresa, e talvez até consiga algum desconto maior em empresas atacadistas.
No momento, devido a sua situação fora da legalidade, você corre o risco de cair na malha fina do imposto de renda. O tamanho do seu risco vai depender do valor movimentado.
Como empresa você poderia emitir notas fiscais passando maior credibilidade a seus clientes, porém pode ser necessário pagar imposto interestadual nas compras fora do estado. Cuidado.
Sugiro procurar um contador para que possa ser melhor instruído. Se quiser pode entrar em contato comigo para que eu possa sanar suas dúvidas.

@Oculto

LUCASALI

Lucasali

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 23 fevereiro 2022 | 21:27

Muito obrigado, Thiago! 

Como eu compro direto em lojas de varejo (Amazon, Casas Bahia, Americanas, etc), é necessário pagar mais algum imposto? 

Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 3 março 2022 | 09:22

Bom dia, Lucas
Caso abrir um MEI pode ser necessário sim o pagamento de mais algum imposto nas compras interestaduais.
Nas vendas, não será pago nenhum imposto adicional além da guia do DAS/MEI.
Anote todas as suas dúvidas e procure um contador, talvez com uma simples consultoria você consiga melhores instruções de como atuar sem correr grandes riscos com o fisco e evita ter qualquer surpresa desnecessária.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.