x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 4.281

Olá, estou contabilizando uma folha de pagamento

André Sabino

André Sabino

Iniciante DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 26 maio 2010 | 11:22

mas fica mais ou menos assim

D - Salários - 2.617,07
C - Salários a Pg - 1.266,07
C - Inss a recolher (empregados)
C - adiantamento salario - 1.000,00
C - Contr. a PG - 26,00
C - Vale Transporte - (Resultado) - 78,00

se tiver salário família a contabilização fica assim

D - Inss a recolher
C - salários a pg

o salário família n altera o valor bruto da folha só o liquido, lembrado que é um valor que a empresa só repassa ao funcionário quem realmente paga é o inss.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 31 maio 2010 | 10:27

Bom dia, Cida e André

Pelas palavras de André:

o salário família n altera o valor bruto da folha só o liquido, lembrado que é um valor que a empresa só repassa ao funcionário quem realmente paga é o inss.

Não há o que contestar, pois está correto; porém, os lançamentos por ele propostos não estão corretos porque se fizermos razonetes, embora o exemplo seja genérico demais e omita o valor de algumas contas, conclui-se que a conta "Despesa com Salários" ficará inflada por valores que não lhe pertençam.

Agora analisando a dúvida de Cida, visto que nela não está citado o valor de salário família, prefiro exemplificar os lançamentos de contabilização de folha de pagamento que podem ser encontrados em outra postagem minha: clique aqui, lembrando que o lançamento de salário família realmente é de acordo com o exemplo de André:

D - Inss a recolher
C - salários a pg

Na certeza de que esta dúvida foi solucionada, registro saudações.

Nota:
Cara Cida: lembre-se de sempre pesquisar antes de perguntar

Ricardo C. Gimenez
Professor público de matemática
Contador com CRC ativo desde 1995
Blog de Procedimentos Contábeis
André Sabino

André Sabino

Iniciante DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 1 junho 2010 | 13:54

Caro Ricardo,

o exemplo citado abaixo foi bem genérico sim mas os lançamentos, pelo meu ver, não estão inexatos pois a conta de despesas com salários é debitada pelo valor bruto. Se o regime for de competencia esse é o valor da conta Salários(Resultado). Segundo o exemplo dela teve o adiantamento de salário que é uma conta transitória e tem saldo até o reconhecimento da despesa ou reversão da msm.

espero resposta pois assim estaremos trocando experiencias e elevando o nível de nossos profissionais da área contábil

abraços!!

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 1 junho 2010 | 15:09

Boa tarde, André

Você tem razão; seus lançamentos estão corretos, apesar de genéricos e sem sabermos se o sistema de Cida aceita ou não partidas múltiplas.

Permita-me justificar que não observei corretamente que você estava exemplificando do modo composto e acabei confundindo o estorno parcial de despesas com vale transporte com despesas com salários.

Pedindo-lhe desculpas por minha desatenção, agradeço por sua correção.

Saudações

Ricardo C. Gimenez
Professor público de matemática
Contador com CRC ativo desde 1995
Blog de Procedimentos Contábeis
cida moraes

Cida Moraes

Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Domingo | 21 novembro 2010 | 18:58

Bem agradeço pelas informaçoes, por motivo de doença não pude entrar em contato, so agora estou voltando ao trabalho desde já agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade