x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 4.126

Olá, estou contabilizando uma folha de pagamento

André Sabino

André Sabino

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 26 maio 2010 | 11:22

mas fica mais ou menos assim

D - Salários - 2.617,07
C - Salários a Pg - 1.266,07
C - Inss a recolher (empregados)
C - adiantamento salario - 1.000,00
C - Contr. a PG - 26,00
C - Vale Transporte - (Resultado) - 78,00

se tiver salário família a contabilização fica assim

D - Inss a recolher
C - salários a pg

o salário família n altera o valor bruto da folha só o liquido, lembrado que é um valor que a empresa só repassa ao funcionário quem realmente paga é o inss.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 31 maio 2010 | 10:27

Bom dia, Cida e André


Pelas palavras de André:

o salário família n altera o valor bruto da folha só o liquido, lembrado que é um valor que a empresa só repassa ao funcionário quem realmente paga é o inss.

Não há o que contestar, pois está correto; porém, os lançamentos por ele propostos não estão corretos porque se fizermos razonetes, embora o exemplo seja genérico demais e omita o valor de algumas contas, conclui-se que a conta "Despesa com Salários" ficará inflada por valores que não lhe pertençam.

Agora analisando a dúvida de Cida, visto que nela não está citado o valor de salário família, prefiro exemplificar os lançamentos de contabilização de folha de pagamento que podem ser encontrados em outra postagem minha: clique aqui, lembrando que o lançamento de salário família realmente é de acordo com o exemplo de André:

D - Inss a recolher
C - salários a pg


Na certeza de que esta dúvida foi solucionada, registro saudações.


Nota:
Cara Cida: lembre-se de sempre pesquisar antes de perguntar

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
André Sabino

André Sabino

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 1 junho 2010 | 13:54

Caro Ricardo,

o exemplo citado abaixo foi bem genérico sim mas os lançamentos, pelo meu ver, não estão inexatos pois a conta de despesas com salários é debitada pelo valor bruto. Se o regime for de competencia esse é o valor da conta Salários(Resultado). Segundo o exemplo dela teve o adiantamento de salário que é uma conta transitória e tem saldo até o reconhecimento da despesa ou reversão da msm.

espero resposta pois assim estaremos trocando experiencias e elevando o nível de nossos profissionais da área contábil

abraços!!

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 1 junho 2010 | 15:09

Boa tarde, André


Você tem razão; seus lançamentos estão corretos, apesar de genéricos e sem sabermos se o sistema de Cida aceita ou não partidas múltiplas.

Permita-me justificar que não observei corretamente que você estava exemplificando do modo composto e acabei confundindo o estorno parcial de despesas com vale transporte com despesas com salários.

Pedindo-lhe desculpas por minha desatenção, agradeço por sua correção.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
cida moraes

Cida Moraes

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Domingo | 21 novembro 2010 | 18:58

Bem agradeço pelas informaçoes, por motivo de doença não pude entrar em contato, so agora estou voltando ao trabalho desde já agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.