x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.361

capital de giro como funciona ?

Natalicio Oliveira

Natalicio Oliveira

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 26 maio 2010 | 14:09

ola , uma boa tarde a todos.
estou contabilizando uma empresa de factoring , essa empresa tem um lucro trimestral +/- 30.000,00 ,acontece que eles me pediram pra fazer uma carta de faturamento dos ultimos 12 meses , baseado no capital de giro , como faço isso ?
se possivel com clareza por favor.
muito grato a quem puder me ajudar

Divino Moreira Alves

Divino Moreira Alves

Iniciante DIVISÃO 1 , Não Informado
há 16 anos Quinta-Feira | 27 maio 2010 | 10:13

Bom dia,
Natalcio voce poderá utilizar a formula convencional para descobrir o valor do capital de giro conforme abaixo.
CGL (CCL) = Ativo Circulante - Passivo Circulante

Obs: Esta forma não é usual para demonstração de faturamento..

abraços

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 1 junho 2010 | 08:34

Bom dia, Natalício

estou contabilizando uma empresa de factoring , essa empresa tem um lucro trimestral +/- 30.000,00 ,acontece que eles me pediram pra fazer uma carta de faturamento dos ultimos 12 meses , baseado no capital de giro , como faço isso ?

Lucro = Receitas - (Despesas + Custos)
Capital de Giro (ou capital circulante líquido geral) = Ativo Circulante - Passivo Circulante
Faturamento = Receitas mensais provenientes das atividades da empresa

Visto que estes três termos são de conceitos distintos, embora sejam intimamente relacionados, conclui-se que não é possível fazer este tipo de carta; para informar o faturamento o modo correto basta relacionar o faturamento propriamente dito ocorrido no período em epígrafe, sendo incoerente envolver lucros e capital de giro nisto.

Caso persistam na formulação deste relatório impossível, sugiro lhes argumentar que um modelo disto seria bem-vindo.

Boa sorte

Ricardo C. Gimenez
Contador | CRC Ativo desde 1995
Professor de Matemática
Autor de análises e estudos técnicos publicados em Procedimentos Contábeis

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies