x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 222

NOTA PARA CONCERTO , DEVOLUCAO OU RETORNO

Rita de Cassia gomes

Rita de Cassia Gomes

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 2 anos Sexta-Feira | 11 fevereiro 2022 | 14:33

Boa tarde!

Minha empresa comprou uns produtos e os mesmos veio com defeito, como devo proceder para enviar esses itens para ser concerto, 

Devo emitir uma nota de devolução com seus impostos destacados, ou fazer uma simples nota de retorno com ou sem destaque.

Desde Já agradeço.

Jaderson Henrique Santos de Melo

Jaderson Henrique Santos de Melo

Prata DIVISÃO 1, Analista Administrativo
há 2 anos Sexta-Feira | 11 fevereiro 2022 | 16:25

Boa tarde Rita!
Se a sua empresa  for  contribuinte do imposto e possuir Inscrição Estadual, terá que emitir  nota fiscal de devolução sim em caso de troca desses produtos, mas  se for somente para reparo,deverá emitir nota fiscal de remessa para conserto.
Digamos que vai trocar a mercadoria:
Em relação ao destaque de imposto, terá que ser observado a nota fiscal de origem, ou seja, a nota de compra que originará essa devolução, geralmente a nota de devolução é o "espelho" da origem, o que vai distoar é o CFOP.
Se a mesma foi tributada, deverá ser emitida da mesma forma.
Atentar também quanto ao seu regime em caráter do código da situação tributária (CST) pois é diferente quando a empresa emitente  é do regime do simples . 
Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.