x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.174

Extrato Bancário-Operações ilegais

JULCIMAR FARINA

Julcimar Farina

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 27 maio 2010 | 23:02

Temos uma determinada empresa que, mesmo com orientações da contabilidade, continua efetuando operações financeiras ilegais em sua conta bancária e sem dar origem às operações. Efetuam desconto de cheques de clientes, duplicatas, enfím, impossível o profissional contabilista fazer um acompanhamento legal devido a complexidade e por falta de comprovantes (documentos). Dado esses fatos, simplesmente as vendas são registradas em sua totalidade a vista e os debitos e respectivos creditos no extrato, são considerados contabilmente saques e depósitos. A contabilidade serve apenas para atender ao fisco. Já está sendo visto e orientado para o contador não mais prestar os serviços a essa empresa. Quais os reflexos das atitudes acima de forma punitiva poderá acarretar para a referida empresa e principalmente para o contador responsável pela escrituração? Obrigado

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) Administrativo
há 14 anos Segunda-Feira | 31 maio 2010 | 15:39

Boa Tarde, JULCIMAR.

Esse é um caso delicado. Em minha opinião é necessário que o Contador (ou o responsável pelo Escritório de Contabilidade) deve gerar um Relatório assinado, enumerando/descrevendo todas as imperfeições encontradas e constatadas para fazer os registros/contabilização desse cliente, descrevendo as responsabilidades legais e fiscais que podem advir.

É preciso que o Contador faço o alerta da responsabilidade criminal em que o cliente pode incorrer, sujeitando-se inclusive o Contador às mesmas penalidades perante o fisco e a sociedade empresarial.

Estas circcunstâncias estão previstas no novo Código Civil (Lei nº 10.406/2002).

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade