x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.855

Contabilização de prestação de serviços CPC 47

João Paulo Soares Fernandes

João Paulo Soares Fernandes

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 24 fevereiro 2022 | 09:21

Bom dia,

O local que trabalho é uma prestadora de serviço que executa suas operações mediante contrato assinado, a situação é que em muitos desses contratos o reconhecimento de receita ocorre somente com o final do contrato, ou seja, no faturamento de fato.

O problema que ocorre durante esse processo é o reconhecimento dos custos como despesas durante o período que o contrato está em execução, dessa forma, impacta negativamente o resultado da empresa pois sempre é reconhecido um custo (como despesa) sem receita.

Lendo o CPC 47 que regula a situação percebi que existe duas formas de contornar a situação, a primeira seria através do reconhecimento antecipado das receitas, através das medições, porém, é dito que esse método somente deve ser usado quando é possível estipular com certeza o valor aproximado da medição, esta não é nossa realidade no momento, além disso existe o caso que os tributos devem ser pagos em cima desse reconhecimento antecipado, o que impactaria o caixa da empresa. 

A segunda alternativa seria estabelecer esse custo no ativo e subir para o resultado no momento do reconhecimento da receita (faturamento), atendendo os critérios do CPC. 

A duvida em questão seria sobre como podemos realizar a contabilização dessa forma de operação, ou seja, movendo as despesas para o ativo em alguma conta de custo para que seu reconhecimento seja feito no ato do reconhecimento da receita (de forma casada) para conseguimos de fato enxerga o resultado. 

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 24 fevereiro 2022 | 15:36

Você já informou que o mais adequado seria inviável:  "Reconhecer no resultado, tanto receita como despesa, proporcionalmente a entrega do serviço."

Acredito que um modo de realizar isto, seria na verdade, contabilizar o gasto em conta redutora do passivo "(-) Custos diferidos" vinculados com a receita diferida que está sendo contabilizada, e depois efetuar o reconhecimento nos custos conforme proporcionalidade a ser definida pela empresa, de modo que esta metodologia procure representar de forma mais fidedigna a essência econômica da operação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade