João Paulo Soares Fernandes
Iniciante DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeBom dia,
O local que trabalho é uma prestadora de serviço que executa suas operações mediante contrato assinado, a situação é que em muitos desses contratos o reconhecimento de receita ocorre somente com o final do contrato, ou seja, no faturamento de fato.
O problema que ocorre durante esse processo é o reconhecimento dos custos como despesas durante o período que o contrato está em execução, dessa forma, impacta negativamente o resultado da empresa pois sempre é reconhecido um custo (como despesa) sem receita.
Lendo o CPC 47 que regula a situação percebi que existe duas formas de contornar a situação, a primeira seria através do reconhecimento antecipado das receitas, através das medições, porém, é dito que esse método somente deve ser usado quando é possível estipular com certeza o valor aproximado da medição, esta não é nossa realidade no momento, além disso existe o caso que os tributos devem ser pagos em cima desse reconhecimento antecipado, o que impactaria o caixa da empresa.
A segunda alternativa seria estabelecer esse custo no ativo e subir para o resultado no momento do reconhecimento da receita (faturamento), atendendo os critérios do CPC.
A duvida em questão seria sobre como podemos realizar a contabilização dessa forma de operação, ou seja, movendo as despesas para o ativo em alguma conta de custo para que seu reconhecimento seja feito no ato do reconhecimento da receita (de forma casada) para conseguimos de fato enxerga o resultado.