x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 4.199

Encerramento do Exercício

KESIA ANDRESSA

Kesia Andressa

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 4 março 2022 | 10:04

Queria muito o esclarecimento de uma dúvida, todos os sistemas contábeis existentes não permitem alterar lançamentos ou incluir novos lançamentos após o encerramento daquele período. Alguém sabe me explicar o motivo específico para tal configuração?

(Trabalho para uma empresa nova de software contábil e estão querendo permitir alterações após o encerramento do período e estou querendo mostrar a eles o porquê de isso não poder ocorrer)

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 4 março 2022 | 10:48

O encerramento do exercício consiste em zerar as contas de resultado e transferir o lucro ou prejuízo para o patrimônio da empresa, permitindo assim, a emissão do balanço patrimonial.

Entende-se que, após a apuração do resultado do exercício, e com a aprovação das demonstrações (por parte da empresa e/ou auditoria externa), não é mais possível alterar os dados. Acontece que a aprovação das demonstrações, e quando for o caso, sua divulgação não estão diretamente vinculadas com o software, ou seja, o contador pode ter efetuado um encerramento provisório que pode ser alterado a pedido da auditoria/sócios da empresa, exigindo alterações no período.

Então, para resolver esta situação, geralmente é inserido uma funcionalidade onde os usuários administradores do sistema podem  "bloquear" determinado período, evitando erros ou fraudes em períodos já encerrados. Entendo que esta situação é mais adequada, pois, por um lado é garantido que o sistema não fique engessado em casos específicos onde é necessário alterar algum dado, mas também garante segurança, uma vez que, bloquear e desbloquear determinado período fica condicionado as permissões dadas para os usuários do software.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.