x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 136

Venda de terreno recebido como doação

Regina Elizabeth de Morais

Regina Elizabeth de Morais

Bronze DIVISÃO 3 , Gerente Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 11 março 2022 | 15:55

Boa tarde caros colegas!

Estou com uma situação para resolver e conto com o apoio de vocês...
A empresa recebeu há muito tempo atrás, um terreno como doação. Só que o mesmo nunca havia sido registrado na contabilidade, pois essa doação não estava formalizado, com um documento hábil para registro contábil.
Agora, a empresa conseguiu mediante cartório a comprovação da doação, mas esse terreno acabou de ser vendido!
E agora, como posso registrar essa venda? Eu devo registrar mesmo que posterior, esse terreno recebido como doação, para só depois registrar a venda, ou somente o registro da venda? e ao registrar essa venda, vai ser direto na conta de receita?
Por favor me ajudem nessa situação.

Grata,

Regina Elizabeth

Roberto Martins Pegorini Júnior

Roberto Martins Pegorini Júnior

Bronze DIVISÃO 5 , Consultor(a)
há 3 anos Sábado | 12 março 2022 | 08:38

Olá Regina.

Neste caso recomendo reconhecer o terreno por meio de ajuste de exercícios anteriores e depois zerar esta conta contra lucro ou prejuízo acumulado conforme orientação do CPC 23 - Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro.

Na época, pelo recebimento do terreno deveria ser reconhecido o ativo cuja contrapartida é uma receita, pois é um recebimento de um bem que aumentou  o patrimônio da empresa.
Vamos considerar que o terreno foi avaliado em 10.000
Então recomendo fazer o lançamento abaixo talvez no primeiro dia de 2022.

Débito: Terreno (ativo)
Crédito: Ajuste de exercícios anteriores (PL)
Débito: Ajuste de exercícios anteriores (PL)
Crédito: Lucro ou prejuízo acumulado (PL)
Feito isso adote o procedimento de baixa do terreno em 2022.

Recomendo avaliar o impacto tributário da receita referente ao  ganho do terreno (doação)

Roberto M. Pegorini J.r
https://www.martinspegorini.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade