x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 130

Venda de terreno recebido como doação

Regina Elizabeth de Morais

Regina Elizabeth de Morais

Bronze DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 11 março 2022 | 15:55

Boa tarde caros colegas!

Estou com uma situação para resolver e conto com o apoio de vocês...
A empresa recebeu há muito tempo atrás, um terreno como doação. Só que o mesmo nunca havia sido registrado na contabilidade, pois essa doação não estava formalizado, com um documento hábil para registro contábil.
Agora, a empresa conseguiu mediante cartório a comprovação da doação, mas esse terreno acabou de ser vendido!
E agora, como posso registrar essa venda? Eu devo registrar mesmo que posterior, esse terreno recebido como doação, para só depois registrar a venda, ou somente o registro da venda? e ao registrar essa venda, vai ser direto na conta de receita?
Por favor me ajudem nessa situação.

Grata,

Regina Elizabeth

Roberto Martins Pegorini Júnior

Roberto Martins Pegorini Júnior

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a)
há 3 anos Sábado | 12 março 2022 | 08:38

Olá Regina.

Neste caso recomendo reconhecer o terreno por meio de ajuste de exercícios anteriores e depois zerar esta conta contra lucro ou prejuízo acumulado conforme orientação do CPC 23 - Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro.

Na época, pelo recebimento do terreno deveria ser reconhecido o ativo cuja contrapartida é uma receita, pois é um recebimento de um bem que aumentou  o patrimônio da empresa.
Vamos considerar que o terreno foi avaliado em 10.000
Então recomendo fazer o lançamento abaixo talvez no primeiro dia de 2022.

Débito: Terreno (ativo)
Crédito: Ajuste de exercícios anteriores (PL)
Débito: Ajuste de exercícios anteriores (PL)
Crédito: Lucro ou prejuízo acumulado (PL)
Feito isso adote o procedimento de baixa do terreno em 2022.

Recomendo avaliar o impacto tributário da receita referente ao  ganho do terreno (doação)

Roberto M. Pegorini J.r
https://www.martinspegorini.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.