Gisele Tavolone Silva
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa tarde!
preciso fazer a DFC e nao estou conseguindo. Podem me ajudar?
1º) quanto as provisoes, ja que não passam pelo caixa, devem ser consideradas somando-se ao lucro, chegando no lucro ajustado. Consequentemente o valor do saldo do passivo tbm? certo?
2º) pagamento de dividendos aos socios deve ser lançado nas operações de Atividades de Investimentos, certo? e quanto ao pagamento aos acionistas de Juros sobre Capital proprio? se sim, seria o valor bruto ou o valor liquido, ja que existe IRRF?
3º) Na minha DRE, tive lançamentos de receitas ref atualizacoes monetarias da Selic, devido compensações feitas. Não passa pelo Caixa, mas a contrapartida está no passivo, pois foi abatido de impostos a pagar. Nesse caso devo estornar tbm do Lucro?
4º) tbm na DRE, tenho nas despesas contas de "Recuperação de Receitas", ou seja, diminuindo o total da despesa. Da mesma forma do item anterior, nao passa pelo Caixa, então, devo estornar tbm do Lucro?
Caso tenha alguém que consiga me prestar uma consultoria (não pode ser muito caro, pq vai sair do meu bolso!!), estou precisando com urgência! Pois é de uma S/A e preciso preparar esse docto para fazer a publicação dos balanços!
Desde já agradeço!