Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 768

Escrituração contábil e fiscal

thiago santos

Thiago Santos

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 14 março 2022 | 20:01

Olá a todos, sou contador recém formado, abri uma empresa a pouco tempo de meu primeiro cliente. Minha principal dificuldade é na escrituração, trata-se de uma ME, enquadrada no simples nacional e com faturamento relativamente baixo, gostaria de saber se posso fazer a escrituração em excel, converter em pdf para assim autentincar na junta. Não tenho sistema contábil, ainda, a fim de cortar gastos Não estou seguro em entregar ECD e ECF. Estou aberto a sugestões e aconselhamentos. Grato à todos que venham ajudar.

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 15 março 2022 | 08:30

Em outros tópicos aqui do fórum, já vi pessoas falando de softwares contábeis gratuitos, que oferecem soluções limitadas, e podem começar a cobrar caso o contador demande de outras soluções. Particularmente eu não tenho experiência para opinar sobre os mesmos, mas tendo a pensar que deve ser muito mais eficaz do que controlar em excel (A não ser que você tenha um grande domínio e consiga estruturar um banco de dados nesta ferramenta que permita, inclusive, efetuar exportações em arquivo texto com layouts específicos). 

Com relação ao registro do livro contábil: Caso a empresa não esteja obrigada a entregar a ECD, não vejo problema em elaborar o mesmo por meio de excel, word, ou outro software, desde que os mesmos sejam impressos, encadernados e assinados, e contenham o mínimo de informação necessária, tanto nos registros contábeis como nas demonstrações contábeis, plano de contas, e nos termos de abertura e encerramento.