Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 768

Escrituração contábil e fiscal

thiago santos

Thiago Santos

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 14 março 2022 | 20:01

Olá a todos, sou contador recém formado, abri uma empresa a pouco tempo de meu primeiro cliente. Minha principal dificuldade é na escrituração, trata-se de uma ME, enquadrada no simples nacional e com faturamento relativamente baixo, gostaria de saber se posso fazer a escrituração em excel, converter em pdf para assim autentincar na junta. Não tenho sistema contábil, ainda, a fim de cortar gastos Não estou seguro em entregar ECD e ECF. Estou aberto a sugestões e aconselhamentos. Grato à todos que venham ajudar.

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 15 março 2022 | 08:30

Em outros tópicos aqui do fórum, já vi pessoas falando de softwares contábeis gratuitos, que oferecem soluções limitadas, e podem começar a cobrar caso o contador demande de outras soluções. Particularmente eu não tenho experiência para opinar sobre os mesmos, mas tendo a pensar que deve ser muito mais eficaz do que controlar em excel (A não ser que você tenha um grande domínio e consiga estruturar um banco de dados nesta ferramenta que permita, inclusive, efetuar exportações em arquivo texto com layouts específicos). 

Com relação ao registro do livro contábil: Caso a empresa não esteja obrigada a entregar a ECD, não vejo problema em elaborar o mesmo por meio de excel, word, ou outro software, desde que os mesmos sejam impressos, encadernados e assinados, e contenham o mínimo de informação necessária, tanto nos registros contábeis como nas demonstrações contábeis, plano de contas, e nos termos de abertura e encerramento.

Observação em relação a ECD: Você também consegue elaborar a escrituração contábil direto na ECD, sem, necessariamente utilizar um software pago, contudo, pode ser extremamente trabalhoso e você pode se expor a erros que não conseguirá identificar a menos que tenha um grande domínio no layout. Como aprendizado pode ser muito positivo, mas, reitero que muito difícil, a ponto de se tornar quase inviável.

Com relação a ECF, caso a empresa não for enquadrada do simples nacional e tenha movimentação econômica durante o ano-calendário, você será obrigado a entregar sob pena de pagar multa. Pode ocorrer da empresa estar obrigada a entregar ECF e não entregar ECD, e você, neste caso, consegue efetuar a elaboração da ECF manualmente através do software disponibilizado no site da Receita Federal.

Além dos fatos expostos acima, é necessário verificar as obrigações relacionadas ao e-SOCIAL, e como não tenho domínio no departamento pessoal, não consigo te informar se você consegue entregar as obrigações trabalhistas sem um software.

thiago santos

Thiago Santos

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 15 março 2022 | 16:53

Grato pela resposta, sanou minha dúvida, porém quanto a questão da escrituração ao qual você comentou:  "

não vejo problema em elaborar o mesmo por meio de excel, word, ou outro software, desde que os mesmos sejam impressos, encadernados e assinados"

A junta comercial do meu estado permite a entrega dos livros em formato pdf e assinala-los digitalmente. Mesmo após esse processo, faz-se necessário sua impressão?

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 16 março 2022 | 07:34

Não conhecia esta forma de autenticação, mas se existe esta previsão no manual de registro da Junta Comercial do seu estado, não vejo problema, muito pelo contrário, parece muito interessante. Acho interessante apenas ter a base legal em fácil acesso para apresentar nos locais onde os livros são exigidos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.